Senador Jayme Campos propõe a criação da política nacional de conectividade no campo

Senador Jayme Campos propõe a criação da política nacional de conectividade no campo

No Senado Federal, encontra-se em tramitação o Projeto de Lei (PL) 1069/2024, de autoria do Senador Jayme Campos, que propõe a criação da Política Nacional de Conectividade no Campo. A iniciativa visa promover a expansão da infraestrutura de internet e o acesso à capacitação digital nas áreas rurais do Brasil, com o objetivo de impulsionar a produtividade agrícola e estimular o desenvolvimento econômico nas regiões agrárias do país.

O PL, segundo seu proponente, busca facilitar e incentivar a instalação de infraestrutura adequada para ampliar a conectividade no campo, bem como expandir as ações de capacitação profissional para o uso de tecnologias digitais no meio rural. O Senador Campos destaca que o acesso à internet no campo pode representar um salto significativo na produtividade, podendo elevar em até R$ 100 bilhões o valor bruto da produção agrícola nacional anual.

Em um contexto em que a tecnologia desempenha um papel cada vez mais crucial na agricultura moderna, a proposta visa reduzir a disparidade digital entre áreas urbanas e rurais, proporcionando aos agricultores acesso a informações sobre mercado, técnicas agrícolas avançadas e serviços essenciais, como educação e saúde.

A iniciativa também busca promover a inclusão digital nas comunidades rurais, capacitando os trabalhadores do campo a utilizar ferramentas digitais para melhorar suas práticas agrícolas e administrativas, aumentando assim a eficiência e competitividade do setor agrícola brasileiro.

A Política Nacional de Conectividade no Campo representa, portanto, uma oportunidade crucial para impulsionar o desenvolvimento econômico e social das áreas rurais do Brasil, preparando o país para os desafios e oportunidades da era digital e fortalecendo o papel vital da agricultura na economia nacional.