Intermat trabalha na regularizarão de áreas rurais em Livramento

Intermat trabalha na regularizarão de áreas rurais em Livramento

O Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso – Intermat, em parceria com a Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento, vem desenvolvendo ações de regularização fundiária de áreas rurais no município, cujo objetivo é ampliar a possibilidade de produção agrícola e gado, principalmente para a agricultura familiar que gera emprego e renda. Mais de 60% da população livramentense vive em dezenas de comunidades rurais.

O instituto está concluindo o levantamento topográfico das comunidades Sucuri e Campinas, região da Morraria, "claro, já foi atestada a viabilidade de regularização por pesquisa dos diagnósticos e análises técnicas e jurídicas da região", disse o secretário de Agricultura de Livramento, Felinto Campos.

O resultado servirá de base para a elaboração das demais peças do Projeto de Regularização Fundiária que tem ainda a intenção de legalizar também "arrecadar" a comunidade de Quilombo.

Segundo Felinto, nessa primeira etapa serão beneficiadas com o título definitivo da área, cerca de 25 famílias assentadas em cerca de 200 hectares. "Mas, assim que concluímos essas duas comunidades e dermos seqüência na Região de Quilombo, ali serão em torno de 60 a 70 famílias assentadas definitivamente em mais de 1000 hectares".

As tratativas para que isso acontecesse entre Intermat e Prefeitura teve início através do prefeito Silmar Souza e o vice, Dr. Thiago Almeida, os dois do Partido União Brasil. Inclusive, na semana passada, o próprio Dr. Thiago, esteve pessoalmente na região em reunião com o presidente do Intermat, Francisco Serafim, outras autoridades e moradores para melhor observar os trabalhos.

"Essa parceria com o governo estadual, através do Intermat, dará legalidade em definitivo às terras e alcançar o desejo de dezenas de famílias que por anos creram nessa esperança e que agora irão ver o sonho concretizado", destacou o prefeito Souza.

"Não tenho dúvidas de que está ação vai fortalecer a agricultura familiar nos município, que, aliás, faz parte do Bioma Pantanal e aqui quero deixar o meu elogio ao governador Mauro Mendes e ao presidente do Intermat, Francisco Serafim, que juntos, através da regularização fundiária de assentamentos e demais terras arrecadadas, estão modernizando a gestão fundiária estadual, em especial no município de Livramento", completou Dr. Thiago.

Francisco Serafim destacou que o programa vem atendendo, não somente Livramento, mas milhares de famílias em todo Estado, e que isso acontece em quatro vias: econômica, social, política e de responsabilidade. "Depois da terra regularizada, com o documento em mãos é preciso trabalhar a questão da responsabilidade social. Não é só dar o peixe é preciso ensinar a pescar", enfatizou Serafim.