Câmara de Cuiabá realiza terceira edição do Projeto Cuiabaninhos de 2024

Câmara de Cuiabá realiza terceira edição do Projeto Cuiabaninhos de 2024

O Legislativo cuiabano recebeu na manhã desta terça-feira (26.03), os alunos do nono ano do Instituto Cuiabano de Educação (ICE), na terceira edição do Projeto Cuiabaninhos de 2024. Em homenagem a Semana da Constituição, os estudantes foram presenteados com uma edição da Carta Magna Brasileira.

O vereador e professor Mário Nadaf (PV), acompanhou a visita dos Cuiabaninhos e frisou a importância do projeto e sua missão de despertar nos alunos o sentimento de cidadania.

"A gente aplaude esse projeto, e hoje, numa semana que se comemora a Semana da Constituição, nada melhor do que a Câmara presentear esses alunos, que são visitantes na nossa Casa de Leis. E a Constituição é a regra máxima da nossa nação, então lá tem os direitos primordiais que são a base de todos os demais textos jurídicos", explicou o vereador.

Para o estudante Samuel Duarte, a experiência foi enriquecedora, no quesito de aprendizagem sobre o Legislativo.

"Foi boa a experiência. Eu acho que falo pelos alunos, conhecer o Poder Legislativo de Cuiabá, como funcionam as leis, os papéis dos vereadores, eu, por exemplo, não sabia, e acho interessante conhecer como funciona", relatou o jovem.

A professora de história Dalana Ribeiro de Almeida, uma das responsáveis que acompanhou os alunos na visita, falou sobre a relevância do projeto, e da importância de resgatar nos jovens o interesse pela política. Dalana reforça que cada vez que se trabalha política com os estudantes, é incentivado neles um senso de entendimento da cidadania e posicionamento na comunidade.

Por fim, a Coordenadora da Escola do Legislativo, Amanda Fares, relatou a experiência de estar trazendo alunos da rede privada para o projeto.

"Hoje, pela primeira vez estamos recebendo uma escola da rede particular, que faz parte da expansão do Projeto Cuiabaninhos. Já tivemos uma escola municipal, tivemos a APAE, e agora uma escola particular. No mês que vem teremos a participação de uma escola estadual, então o objetivo do Projeto Cuiabaninhos esse ano é atender todos os alunos, o maior número possível, de todas as redes de ensino na nossa cidade", afirmou Amanda.