Servidores do TCE-MT são capacitados sobre aspectos gramaticais aplicados ao setor público

Servidores do TCE-MT são capacitados sobre aspectos gramaticais aplicados ao setor público

Reforma ortográfica, vícios de linguagem e erros de português recorrentes no mundo corporativo foram abordados pela comunicadora e professora de português Cíntia Chagas, em capacitação realizada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) nesta segunda-feira (25).

Durante a palestra "Aspectos Gramaticais Aplicados ao Setor Público", a especialista explicou que o domínio da língua é fundamental, uma vez que erros gramaticais podem prejudicar a imagem do profissional e afetar a credibilidade da instituição para a qual trabalha.

"O servidor público, assim como todos os outros profissionais, precisa usar bem a linguagem, porque a forma como nós falamos diz respeito não somente a nós, mas, sobretudo, à empresa ou ao órgão que nós representamos. Então, trata-se de uma questão de respeito não somente com o interlocutor", explicou Cíntia.

De acordo com a educadora, em um contexto em que as pessoas são constantemente avaliadas, seja pela aparência ou pelo conhecimento, a linguagem é o principal instrumento para garantir que a mensagem que se deseja transmitir seja comunicada de forma eficiente.

"Estou muito feliz por perceber que finalmente o brasileiro entendeu que não adianta ter um carro de marca ou uma bolsa caríssima. O que vai fazer com que nós sejamos bem avaliados pelo outro vai muito além daquilo que nós podemos comprar, diz respeito muito mais aquilo que nós estudamos ", pontuou.

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
Cerca de 400 servidores e colaboradores se reuniram no auditório da Escola Superior de Contas.

Aos cerca de 400 servidores e colaboradores reunidos no auditório da Escola Superior de Contas, Cíntia tratou ainda sobre escrita de whatsapp e de e-mail, além de ter abordado estrangeirismos e jargões, destacando a origem, a importância e as principais aplicações da linguagem jurídica nas rotinas dos servidores.

A questão foi reforçada pelo servidor Francisco Delmondes, que chamou a atenção para a raiz da língua portuguesa. "O tema é importante principalmente porque há muitas novidades na gramática que fazem com que muitos erros simples acabem acontecendo nas rotinas dos servidores."

Além do presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, também participaram do curso o vice-presidente, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, o supervisor da Escola Superior de Contas, conselheiro Waldir Teis, e o conselheiro Valter Albano, e o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar.

Vale destacar que a atualização sobre as normas gramaticais atende a uma demanda apontada na Avaliação de Desempenho com Foco em Competências de 2023. Promovida pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, a análise tem como objetivo o aprimoramento das rotinas de trabalho no TCE-MT.