Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça comemora 112 anos de fundação com evento sobre história da instituição

Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça comemora 112 anos de fundação com evento sobre história da instituição

Símbolo da cultura e da história mato-grossense, a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça comemora os 112 anos de fundação nesta terça-feira (26.03) com um evento que celebra a representatividade e a história da instituição. Na data, o espaço cultural oferecerá palestras, apresentações artísticas e prática de meditação para o público. A ação é gratuita.

"A biblioteca é um patrimônio da sociedade mato-grossense, um espaço de convívio, de conhecimento, de informação e de cultura. É uma honra celebrarmos mais um ano de história e funcionamento desta instituição tão importante para a população cuiabana", destaca o secretário adjunto de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Jan Moura.

A comemoração inclui as palestras "A história da Biblioteca Estevão de Mendonça e sua importância para a sociedade" e a "A história e a importância do Palácio da Instrução para a arquitetura cuiabana", com participação do superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico da Secel, Robinson de Carvalho Araujo. Além disso, o espaço cultural oferecerá para o público um momento de meditação, considerando os comprovados benefícios da prática para o corpo e a mente.

"A Biblioteca Pública Estevão de Mendonça é um importante espaço de difusão de conhecimento e da cultura. Está localizada na região central, com fácil acesso, em um prédio histórico e arejado, onde o público pode desfrutar também de um momento de lazer. Além disso, oferece diferentes serviços para a população como visitas mediadas, salas de leitura e de estudos climatizadas, empréstimo de livros e laboratório de informática e acesso à internet", destaca a gerente da instituição, Elienes Moreira.

Ahmad Jarrah



A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça foi fundada em 26 de março de 1912 e está localizada no Palácio da Instrução, centro histórico de Cuiabá.

É considerada a maior biblioteca pública de Mato Grosso, com aproximadamente 70 mil volumes em obras impressas e acervo informatizado, classificados em coleções temáticas: Mato Grosso, Obras de Referência, Obras Raras, Afro-Brasileira, Indígena, Braille, Literatura Infantil, Periódico, Literatura, Acervo Videoteca e Acervo Geral.

A instituição é um espaço cultural mantido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e está localizada na Rua Antônio Maria, 151, centro de Cuiabá.