Museu de História Natural oferece atrações natalinas e inaugura trilha e biblioteca

Museu de História Natural oferece atrações natalinas e inaugura trilha e biblioteca
No mês em que comemora 17 anos de fundação, o Museu de História Natural de Mato Grosso traz uma programação com novas experiências culturais e de lazer para os visitantes. Além das oficinas gratuitas, o espaço inaugura uma trilha sensorial, biblioteca e obras de melhoria de acessibilidade do prédio. A celebração inclui, ainda, uma apresentação do Instituto Flauta Mágica.

Nesta quinta-feira (07.12), o espaço cultural comemora 17 anos de fundação e traz novidades para os visitantes. Na data, o público poderá conhecer a nova trilha sensorial do Museu, que será inaugurada no jardim. A proposta é proporcionar estímulos táteis, visuais e olfativos enquanto é feito o caminho de experiências pela natureza do local. Também inclui um painel com reproduções de arte rupestre adaptado para pessoas com deficiência visual.

Trilha sensorial do Museu de História Natural
Créditos: Thiago Zina


Outra novidade é a Biblioteca Maria Lúcia Franco Pardi, em memória à renomada arqueóloga brasileira, que atuou em defesa do patrimônio cultural. O espaço contará com livros de geologia, arqueologia, povos indígenas, infantis e outros temas relacionados à história natural. As obras ficarão disponíveis para leitura no local, que também terá um computador com acesso à internet disponível para o público.

A comemoração do aniversário do Museu inclui entrega de obras de acessibilidade ao público, como rampa de acesso e corrimão na fachada e calçada com piso tátil para pessoas com deficiência visual.

Obra de acessibilidade do Museu de História Natural
Créditos: Thiago Zina


A programação de dezembro terá também uma apresentação do coral do Instituto Flauta Mágica, no dia 17 de dezembro, às 18h. A entrada será gratuita.

Em relação às oficinas e atividades ao ar livre, o acesso também é gratuito, mas é preciso fazer inscrição pela internet (neste AQUI) para participar.

O Museu de História Natural de Mato Grosso é um espaço cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), que funciona em gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss).

Além de oficinas e atividades na área externa do Museu, o espaço cultural possui uma exposição permanente de arqueologia e paleontologia, e duas réplicas em tamanho real de dinossauros, que ficam na área externa.

Há ainda a mostra temporária "Árvore-Ser", que une pinturas da artista Tânia Pardo com poemas de Manoel de Barros. A exposição fica aberta ao público até 10 de dezembro, e tem entrada gratuita.

Dezembro: programação de eventos e oficinas gratuitas
  • 07.12 – 8h às 18h - Aniversário do Museu – Inauguração da trilha sensorial e da Biblioteca Maria Lúcia Franco Pardi. Entrega das obras de acessibilidade do prédio
  • 09.12 – 9h - Celebrando o Museu – caça ao tesouro e brincadeiras
  • 09.12 – 14h30 – Encontro aberto da Urban Sketchers Cuiabá com criação de desenhos livres de observação
  • 09.12 – 15h e 16h - Projeto Eu sou a paz / Sahaja Yoga contação de histórias e prática de relaxamento
  • 16.12 – 9h – Oficina Escrita Criativa: memórias da ceia de Natal - poema visual
  • 17.12 – 18h – Noite Mágica com coral Flauta Mágica
  • 23.12 – 9h – Guirlanda de Natal sustentável
  • 30.12 – 8h – Yoga no jardim
  • 30.12 – 9h – Oficina de cianotipia e impressão solar – técnica de fotografia

Fachada do Museu de História Natural
Créditos: Thiago Zina


Serviço
Museu de História Natural de Mato Grosso
Endereço: Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT.
Funcionamento: Quarta a sábado, das 8h às 18h.
Entrada para visitar exposições de longa duração: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Entrada gratuita aos domingos e feriados. Área verde, parquinho, café e atrações: gratuito.
Inscrições para oficinas: AQUI
Mais informações: Instagram @museuhistorianaturalmt