Equipe da secretaria de Assistência visita comunidade rural para atualização do Cadastro Único

Equipe da secretaria de Assistência visita comunidade rural para atualização do Cadastro Único

Equipes da secretaria de Assistência Social - que atuam no setor do Cadastro Único – estarão nesta quarta-feira (13), realizando o atendimento às famílias que residem na comunidade rural de Sadia I. Os trabalhos serão realizados na sede da Associação, das 9h às 14 horas. O objetivo da ação é fazer a busca ativa das famílias inscritas no Cadastro Único, realizar a atualização cadastral e também fazer a inserção de novas famílias, para que tenham acesso aos programas sociais, seja do Governo Federal ou Prefeitura Municipal.

"Desde o mês de junho do ano passado estamos fazendo essa ação todas as semanas em uma localidade diferente, fazendo a busca ativa das famílias que estão com inconsistência cadastral, e também as inscrições de novos beneficiários e que necessitam de auxílio social. É importante que as famílias cadastradas estejam com os dados atualizados, pois qualquer alteração, como mudança de endereço, telefone e até cidade, pode inviabilizar a busca, e acesso a qualquer benefício", destacou a coordenadora do Cadastro Único, Elizangela Ferreira Arantes.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, enfatiza a importância da atualização cadastral a cada dois anos. "O objetivo da ação realizada pela equipe do Cadastro Único é fazer a regularização das famílias que se encontram em descumprimentos das condicionalidades do programa e com isso estão perdendo os seus benefícios, por isso manter os dados atualizados é fundamental para garantir a elegibilidade de benefícios", alertou.

Ana Cristina lembrou ainda que em Várzea Grande existem quatro unidades do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, e que em cada uma existe um setor de atendimento do Cadastro Único, onde são feitas novas inscrições e atualização cadastral. "O Cadastro Único é uma ferramenta crucial para a articulação da rede de promoção e proteção social, bem como um mecanismo fundamental para a integração de iniciativas de diversas áreas e em todos os níveis da federação que buscam promover a inclusão social. O Cadastro Único é um instrumento que permite a identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, podendo ser utilizado em diversas políticas e programas sociais voltados a esse público", acrescentou."

AÇÃO ITINERANTE: As equipes do Cadastro Único estarão realizando outras ações neste mês de março.

Dia 20: A ação será realizada no Residencial Santa Bárbara 2ª etapa

Local: Avenida Tricolor – bairro Maringá III

Horário: das 11h às 12 horas

Dia 27: A ação será realizada na Escola Municipal de Educação Básica "Júlio Domingos de Campos"

Bairro: Capão Grande

Horário: das 8h às 11 horas.