Escola estadual quilombola realiza feira com apresentações culturais nesta sexta-feira (17)

 Escola estadual quilombola realiza feira com apresentações culturais nesta sexta-feira (17)

A Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição Arruda realiza, nesta sexta-feira (17.11), das 8h às 15h, a 10ª Feira Cultural Quilombo de Mata Cavalo, com o tema "Revirando Memórias: a influência da cultura de Angola nos saberes e fazeres mata-cavalenses". A unidade da rede estadual de ensino fica em Nossa Senhora do Livramento.

No dia a dia, a escola aborda com os estudantes a história e a cultura africana e a questão racial. Desde 2021, as diretrizes curriculares da educação quilombola foram atualizadas para refletir os interesses das comunidades em relação aos projetos da comunidade.

Outro projeto desenvolvido na escola é de confecção de Bonecas Negras, que homenageiamas protagonistas da história da escola, como a pioneira Tereza Arruda. Ela foi a primeira professora do quilombo e filha de Antônio Mulato, morador mais antigo da Comunidade de Mata Cavalo e defensor da educação.

A atividade integra o "Revirando memórias quilombolas", projeto que resgata saberes ancestrais, faz parte da disciplina de projeto de vida do novo ensino médio.

O evento também marca as comemorações do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrados em 20 de novembro.

Programação

8h - abertura
8h30 - apresentações culturais
9h às 11h30 - apresentação dos trabalhos desenvolvidos na escola
11h30 – almoço com pratos típicos
13h30 - apresentações culturais
15h- encerramento

Serviço

Evento: 10ª Feira Cultural Quilombo de Mata Cavalo
Quando: sexta-feira (17.11), das 8h às 15h
Onde: Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição Arruda, BR-060, KM 25, Nossa Sra. do Livramento, sentido à cidade de Poconé