Em VG Gestão investe em valorização de profissionais da Educação em diferentes frentes

Professores da rede municipal têm recomposição salarial e várias oportunidades de capacitação profissional.

Em VG Gestão investe em valorização de profissionais da Educação em diferentes frentes

Se a educação é o futuro, a valorização dos profissionais dessa área deve ser o primeiro passo para a consolidação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento social. Neste Dia Nacional dos Profissionais da Educação, os mais de 5 mil trabalhadores do Município têm motivos para comemorar. Afinal, é com esse ideal que a gestão Kalil Baracat e José Hazama têm investido nos servidores da Rede Municipal de Ensino, desde a recomposição salarial com ganhos reais, até a oferta de capacitações de alto nível.


Um dos destaques neste sentido foi o aumento salarial de quase 13% para os profissionais do magistério, que recuperou as perdas inflacionárias dos anos anteriores, colocando Várzea Grande acima do piso nacional na proporcionalidade da jornada de trabalho. "Além dos nossos investimentos em infraestrutura, buscando ampliar as vagas e melhorar as condições à disposição de nossos alunos, acreditamos que a educação precisa de profissionais bem qualificados e devidamente compensados para que a população consiga aproveitar todo o potencial do nosso ensino", afirmou o prefeito.


Em outra frente, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) está em buscas constantes por materiais e programas que possam auxiliar os professores em sala de aula, aprofundando sua atuação. "Queremos que os professores tenham as ferramentas necessárias para explorar o potencial de cada aluno e ajudá-los em seu desenvolvimento de forma adequada, atendendo as necessidades de cada um, sem limitar seu potencial. Por isso investimos em programas como os da Escola da Inteligência, que oferecem um apoio para a educação socioemocional, ou do projeto de Pertencimento Ambiental", completou o Secretário Silvio Fidelis.


E a valorização também inclui investimentos na capacitação profissional. Por meio das Superintendências Pedagógica e de Gestão Escolar, a SMECEL oferece – periodicamente – cursos de formação segmentados, com foco tanto nas disciplinas ministradas (como português, matemática e ciências), quanto em temas transversais, como Educação Infantil, Gestão em Educação e outros.


"A gestão atual vem priorizando investimentos para que todos os alunos do município tenham acesso ao ensino público de qualidade. Entre as iniciativas temos nossa política de formação continuada de professoras, com um setor responsável que oferece cursos o ano inteiro. Isso é o que ajuda a garantir os resultados consistentes das políticas públicas", afirmou a Superintendente Pedagógica, Luz Marina Coelho.


Mais além das capacitações periódicas, os profissionais da Educação também têm a oportunidade de participar de grandes programas de qualificação profissional, como o "Programa de Formação de Lideranças Educacionais", oferecido gratuitamente pelo Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação, com o objetivo de melhorar a gestão escolar.


"Essa é uma grande oportunidade que estamos aproveitando para melhorar nossos quadros de liderança. O curso destaca muito a importância da relação com a comunidade na gestão educacional, incentivando que essa comunidade se insira na Escola, e também reforça nosso papel como garantidores da igualdade de acesso ao ensino de qualidade", concluiu a técnica da SMECEL Odineia Terezinha do Pardo Oliveira, aluna do Programa.


Com esse conjunto de ações, a gestão apoia o desenvolvimento dos alunos da rede pública e ensina – não só pela palavra, mas pelo exemplo – a importância de se valorizar os profissionais da Educação.