Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também atua com grupos de idosos

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também atua com grupos de idosos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos não atua só com grupos de crianças e adolescentes, mas também no desenvolvimento de atividades que contribuam para o fortalecimento de vínculos familiares, convívio social e o desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade dos idosos.

Em Várzea Grande, vários polos trabalham com esses grupos em especial e, durante os encontros são realizadas dinâmicas e atividades na prevenção de situações de risco, de autonomia, informações necessárias quanto aos direitos adquiridos e interação entre os idosos.

De acordo com a coordenadora de Proteção Especial Básica, Bernadete Miranda, dentre os objetivos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para os idosos estão: assegurar espaço para encontros intergeracionais de modo a promover a sua convivência comunitária; contribuir para o processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo; detectar suas necessidades e motivações; desenvolver potencialidades e capacidades para projetos de vida, além de propiciar vivências que valorizem as suas experiências e que estimulem e potencialize a capacidade de escolher e decidir.

"Assim como é feito com o grupo que atua com as crianças e adolescentes, as orientadoras sociais desenvolvem temáticas propostas no cronograma de planejamento, e que serão executadas no decorrer do ano, assim sendo cada polo tem a responsabilidade de trabalhar os temas pautados, seja com atividades físicas, de estímulo ao raciocínio, de oficinas artísticas e culturais, artesanato e rodas de conversas, que constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social", destacou Bernadete Miranda.

A coordenadora disse ainda que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para os grupos da terceira idade é ofertado tanto pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) - que são instituições públicas, bem como entidades socioassistenciais parceiras.

PARQUE MÃE BONIFÁCIA: Nesta quarta-feira, 10 de abril, grupos de idosos dos polos Asa Bela e Jardim Marajoara foram visitar o Parque Mãe Bonifácia, alguns dos integrantes não conheciam o local e, manifestaram o desejo de fazer o passeio ao espaço público e terem um dia de interatividade, não somente com os grupos do Serviço de Convivência, mas também com outros grupos da Capital que frequentam diariamente a área de lazer.

O passeio foi promovido pela orientadora social, Lindalva Marques de Arruda e da Técnica de Referência Social, Silvamirtes Reis, com apoio da técnica do administrativo, Graziella Monte.

A orientadora social, Lindalva Marques explica que geralmente trabalha com dinâmicas de danças e entretenimento, por entender que é uma interação social, que exercita a memória, recupera a autoestima e promove o bem estar físico e mental. "Mas o passeio com os idosos ao parque também é uma oportunidade de promover a socialização, de vivenciar bons momentos e curtir a vida. Daí propomos essa visita guiada, e eles aguardaram ansiosamente por este dia", comentou.

A participante do Serviço de Convivência, Dulcinéia Cruz da Silva disse que participar do programa social lhe devolveu a autoestima, que há muito tempo estava perdida. "A partir do momento que eu comecei a participar do grupo, resgatei a minha autoestima e a vontade de viver. Antes me sentia só, mas hoje me sinto bem. Esse passeio no parque é também uma forma de cuidar da saúde física e mental".

Dona Maria Helena Nascimento, participa do Serviço de Convivência desde o ano passado e disse que o projeto social, foi uma benção em sua vida. "Estou viúva há quatro anos e a convivência com esse grupo me resgatou de casa, onde a gente deixa toda a tristeza e preocupação familiar. Eu aconselho que os idosos que procurem os CRAS e que possam buscar esse convívio social que tanto nos faz bem".

Rufina Alves da Silva, 84 anos, disse que se sente muito acolhida no serviço de convivência, e gosta das brincadeiras e atividades realizadas no local, mas a visita ao parque será inesquecível. "Eu nunca visitei este local e estou encantada com a área de lazer, e estou muito feliz em poder, nesta idade da vida, fazer esse passeio e conhecer esse espaço público. Se não fosse o serviço de convivência não teria oportunidade de conhecer o local".

Já para o senhor José a visita ao Parque Mãe Bonifácia, mas que um passeio foi uma terapia. "Quero agradecer a todos por essa oportunidade", comemorou.

A secretaria de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que as orientadoras sociais devem estar atentas a todos os eixos temáticos, mas que a equipe precisa também perceber às necessidades sugeridas no grupo e desenvolver a criatividade para a oferta de atividades atrativas e prazerosas, como foi o passeio no parque. "A convivência social e comunitária são importantíssimas para os nossos idosos. São nesses encontros que eles conversam, falam sobre sonhos e expectativas. São passeios como esse que trazem felicidade, e aqui em Várzea Grande a gente valoriza muito ações que podem trazer desenvolvimento social, trabalhar a autoestima e também a felicidade".