Diretoria do HPSMC dá posse a novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

Diretoria do HPSMC dá posse a novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

A Diretoria do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) deu posse nesta quarta-feira (26) aos novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) que terão mandato de um ano.

A CIPA será formada por 14 membros eleitos e 14 membros indicados pela diretoria. Todos os 28 membros são servidores da unidade. A função dos integrantes será a de realizar campanhas e trabalhar na prevenção de acidentes dentro do hospital. A diretora do HPSMC, Deniellen Nelian, deu boas vindas aos novos membros e pediu harmonia e trabalho em equipe.

Segundo o Engenheiro de Segurança, Marlison Ávila, o trabalho será para a prevenção entre colaboradores e pacientes. A comissão eleitoral foi formada pelo Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho (SESMT) e pelo Núcleo de Acesso e Qualidade do Hospital (Naqh).

"Foi feito um treinamento de dois dias com base na Norma Regulamentadora Nº 5 do Ministério do Trabalho e Emprego", afirmou Marlison. "A CIPA é formada por representantes da diretoria e por representantes dos servidores e, além das campanhas, são realizadas vistorias internas para preservar a segurança do trabalhador", completou.

Ao todo, cerca de 1.300 profissionais trabalham nos três turnos no HPSMC. O principal objetivo da comissão é monitorar e evitar acidentes com perfurocortantes, tipo de acidente mais comum em hospitais e postos de saúde. O presidente da comissão, indicado pela diretoria, será o responsável técnico pelo setor de Recursos Humanos, Wilson Pereira Domingues Júnior.

"Nosso trabalho começou semana passada, quando todos os membros participaram do curso de formação, e nós estamos atuando na prevenção de acidente e na prevenção ao assédio sexual e moral dentro da instituição", afirmou Wilson.