Congresso de mulheres empreendedoras tem apoio do primeiro-secretário da ALMT

Deputado Max Russi (PSB) é padrinho do evento, que recebeu mais de 600 inscrições em sua segunda edição

Congresso de mulheres empreendedoras tem apoio do primeiro-secretário da ALMT

Empreendedoras de 11 cidades mato-grossenses participaram do 2° Congresso Estadual de Mulheres Poderosas, realizado no Palácio Paiaguás, na noite de terça-feira (26). O evento teve a participação do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), padrinho do congresso desde a sua primeira edição, em 2020.

Numa noite de palestras sobre temas relacionados ao universo do empreendedorismo, mulheres reviveram suas trajetórias e compartilharam experiências. De acordo com a presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras de Mato Grosso (Arvend), Joziane Campos, o evento foi pensado para valorizar as participantes e mostrar a elas a dimensão de seus trabalhos.

"A Arvend teve início nos bairros de Várzea Grande, com rodas de conversa e oficinas promovidas para pequenos grupos. Hoje, com o apoio de instituições públicas e privadas, conseguimos chegar a mais pessoas e ampliar o trabalho para outros municípios do estado", disse Joziane.

Entre as entidades parceiras da Arvend está a Associação Coração Solidário, sediada no bairro Coophema, em Cuiabá, e presidida por Marcelo Lacerda da Matta. Ele participou do congresso ao lado de membros da associação e explicou como são organizadas as atividades em conjunto com a Arvend.

"Um dos nossos focos tem sido a área da beleza. Realizamos cursos de bronzeamento artificial, manicure e pedicure, depilação, entre outros. É uma forma de capacitar mulheres para atuarem dentro de um mercado que cresce e pode proporcionar oportunidades para elas", comentou Marcelo.

Para o deputado Max Russi, o congresso também é um espaço para debater políticas públicas que tratem dos direitos e valorização das mulheres. Ele destacou que a iniciativa recebe o apoio do Programa Ser Família Mulher, gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), uma política pública voltada ao atendimento de vítimas de violência doméstica.

A responsável pela Setasc, Grasielle Bugalho, destacou o trabalho desenvolvido pela Arvend e entidades parceiras para capacitar mulheres e direcioná-las ao mercado de trabalho. "Sabemos que a dependência financeira é um dos fatores que dificulta o corte de vínculo nas relações abusivas, violentas. Por isso, esses trabalhos de qualificação são fundamentais, eles favorecem esse empoderamento", explicou a secretária.

O 2° Congresso Estadual de Mulheres Poderosas também teve a participação da primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, madrinha do encontro.