Várzea Grande adere movimento de combate à violência contra mulher

Várzea Grande adere movimento de combate à violência contra mulher

Com o apoio da primeira-dama, Promotora de Justiça Kika DorilĂȘo Baracat, o município de VĂĄrzea Grande, por meio da Secretaria de AssistĂȘncia Social, aderiu ao movimento de enfrentamento à violĂȘncia contra a mulher. A data, 27 de Março, foi instituída pela Secretaria de Estado de AssistĂȘncia Social e Cidadania – Setasc, por meio da SuperintendĂȘncia de Políticas Públicas para Mulheres – SER Família Mulher.

"É uma data de mobilização no combate à violĂȘncia contra a mulher e nós não poderíamos ficar fora dessa ação. É dever de todos nós combater esse crime e VĂĄrzea Grande tem investido muito em políticas públicas, ações e serviços na garantia de direitos das mulheres que sofreram ou sofrem agressão", destacou a secretĂĄria de AssistĂȘncia Social, Ana Cristina Vieira.

Como explica a gestora, no município hĂĄ uma Rede de Proteção bem articulada e que atua fortemente na proteção de mulheres e meninas que tiveram seus direitos violados. "Temos em VĂĄrzea Grande uma Casa de Amparo às mulheres vítimas de violĂȘncia. Temos ainda o apoio da Guarda Municipal, por meio da Patrulha Maria da Penha que resguarda as mulheres que tĂȘm medidas protetivas, apoio do Centro de ReferĂȘncia Especializado em AssistĂȘncia Social, que busca oferecer orientação às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal, social por violação de direitos, e uma delegacia da mulher que realizam ações preventivas, proteção e investigação de crimes de violĂȘncia doméstica e familiar, e violĂȘncia sexual".

Ana Cristina disse ainda que o apoio incondicional da primeira-dama Kika DorilĂȘo Baracat tem sido fundamental no que tange a inserção de políticas públicas de apoio às mulheres em VĂĄrzea Grande. "A criação da Casa de Sarita é um bom exemplo. O local foi criado para desenvolver ações e serviços voltados, exclusivamente, às meninas e mulheres do município, com cursos de capacitação profissional em diversos setores, assistĂȘncia médica e psicológica, além de palestras e incentivo à autoestima e empoderamento feminino. Outra ação bastante pertinente e necessĂĄria, que estĂĄ sendo realizada no município é com relação a geração de emprego e renda. Estamos por meio do programa Qualifica + VG, oferecendo cursos, realizando ações de empregos e incentivando, principalmente as mulheres, a se empreender".

Quanto à adesão ao movimento proposto pelo Setasc, a secretĂĄria Ana Cristina destaca a importância do evento. "O programa SER Família, idealizado pela nossa primeira-dama Virginia Mendes, tem atuado fortemente em políticas públicas na garantia de direitos às mulheres. E nós estamos e somos parceiras dessa ação de combate à violĂȘncia contra a mulher".

A secretĂĄria de Estado de AssistĂȘncia Social e Cidadania. Grasielle Bugalho disse que o Dia D de enfrentamento à violĂȘncia contra a mulher é um dia muito importante, não apenas para a Setasc, mas para a AssistĂȘncia Social como um todo. "Precisamos mostrar para a sociedade os serviços que estão disponíveis a população mais vulnerĂĄvel, em especial a Rede de Proteção às mulheres que sofrem ou sofreram violĂȘncia doméstica e familiar. É importante destacar o trabalho que vem sendo realizado pelos municípios, através do Sistema Único de AssistĂȘncia Social, para mostrar o que é na verdade o SUAS, e isso passa especialmente pelos gestores. Temos a obrigação de mostrar os nossos serviços, e o que tĂȘm feito para melhorar a vida das pessoas", destacou.

A secretĂĄria de Estado disse ainda que neste mĂȘs de março foi discutido bastante a temĂĄtica da violĂȘncia contra a mulher, mesmo sabendo que todos os dias devemos discutir os nossos direitos. "Que este Dia D de mobilização se estenda por todo o ano, e que possamos nos unir em busca de politicas públicas de fortalecimento e empoderamento da mulher".