Páscoa é comemorada pelos integrantes do Serviço de Convivência de forma criativa

Páscoa é comemorada pelos integrantes do Serviço de Convivência de forma criativa

Quando vivenciada de forma lúdica e carinhosa, a Páscoa é um ritual que pode gerar memórias afetivas, incentivar a cultura e os valores da família. E para manter a tradição, os integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), dos polos 23 de Setembro, Serra Dourada e Princesa do Sol festejaram na tarde de ontem (25) a data de forma antecipada, com atividades criativas e muita brincadeira.

Durante o encontro no polo 23 de Setembro, a orientadora Dayane Freitas, trabalhou o tema e incentivou as crianças a montar painel e artesanatos com a representação do coelho. "Cada item produzido pelos integrantes levou um ovo de chocolate", comentou.

Nas unidades do Serra Dourada e Princesa do Sol os participantes do Serviço de Convivência também trabalharam o tema. Incentivados pelas orientadoras, eles realizaram atividades como pinturas de desenhos, bem como roda de conversas abordando a importância da Páscoa.

Como explica a coordenadora da Proteção Especial Básica, Bernadete Miranda, a Páscoa é uma das datas mais encantadoras para as crianças e jovens, e entre os símbolos seculares, estão o ovo e o coelho que remetem à comercialização do chocolate. "Essa é uma das datas mais esperadas por eles e com certeza, a mais vivenciada, com produções e brincadeiras. Não podemos esquecer também que Páscoa é uma celebração que comemora a ressurreição de Jesus Cristo", destacou.

Bernadete Miranda destacou ainda que neste mês de março às unidades sociais, que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos estão trabalhando diversos temas, dentre eles: O Dia Internacional da Mulher (8 de Março); o Dia da Escola (11 de Março); Dia Mundial da Poesia (21 de Março); Dia Mundial da Água (22 de Março); Dia do Circo (27 de Março), entre outros.

"As orientadoras dos polos têm a responsabilidade de trabalhar os temas no mês em curso e cada uma escolhe um dia da semana para tratar do tema proposto. O mais importante é que ele seja abordado, com uso de atividades artísticas, culturais, brincadeiras ou rodas de conversas", completou Bernadete Miranda.