Cuiabá é a capital menos desigual do Centro-Oeste e a terceira do país com menor percentual de pobreza, diz estudo

Cuiabá é a capital menos desigual do Centro-Oeste e a terceira do país com menor percentual de pobreza, diz estudo

Cuiabá foi destaque em reportagem publicada no site UOL nesta terça-feira (26) elaborada a partir do Mapa da Desigualdade entre as Capitais Brasileiras elaborado pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS). Clique aqui e confira a íntegra da reportagem.

A publicação do ICS mostra que Cuiabá é a capital menos desigual do Centro-Oeste e a sétima com menor percentual de desigualdade do país. O levantamento também mostra que a capital mato-grossense é a terceira cidade com menor percentual de pobreza.

Ao todo, a capital possui 2,728% da população com rendimento real efetivo domiciliar per capita inferior a US$1,9 por dia. Atrás apenas de Florianópolis (SC), com 1,1% e Curitiba com 2,3%.

No ranking geral do Mapa das Desigualdades Entre as Capitais Brasileiras, Cuiabá ocupa a 7ª colocação, o que qualifica o município com a capital menos desigual do Centro-Oeste. O prefeito Emanuel Pinheiro comemorou o resultado da pesquisa e ressaltou que a boa colocação do Município é resultado do trabalho de gestão que foi sempre pensando na população. Destacou ainda as ações efetivas que são coordenadas pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, como iniciativas de qualificação profissional, de combate à insegurança alimentar, proteção e cuidados às crianças e adolescentes,como por exemplo o programa Siminina, além da ações de promoção à saúde e educação, como o 'Enxergar é Humanizar', que atende os estudantes da rede municipal com consultas e distribução de renda.

"Cuiabá hoje é uma capital de ponta, que não deve em nada no quesito qualidade de vida e no quesito dos serviços públicos quando comparada com outros municípios", afirmou Emanuel. "Este resultado mostra que o trabalho que vem sendo feito ao longo desses dois mandatos foi, de fato, uma gestão humanizada, cujo resultado vemos agora: uma capital cada vez menos desigual", completou o prefeito.

De acordo com o estudo, Cuiabá está acima da média em 21 dos 40 itens observados. Em 11, está na média e em apenas 8 é classificada como abaixo da média. No panorama geral, a capital de Mato Grosso ocupa a 7ª colocação, com pontuação de 583 pontos, com poucos pontos de diferença da terceira colocada, Belo Horizonte, com 615 pontos.