Programa de resistência às drogas inicia ações nas escolas da rede municipal de ensino

Programa de resistência às drogas inicia ações nas escolas da rede municipal de ensino

Três escolas da rede municipal de Várzea Grande estão sendo atendidas neste primeiro semestre pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd. As aulas na última semana na EMEB Abdala José de Almeida, no bairro São Mateus.

O Programa desenvolvido pela Polícia Militar nas escolas em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, conta este ano com a participação dos instrutores: Sargento da PM Edson Romoaldo Sousa da Silva, Cabo da PM Carlos Rodrigues de Souza e Sargento da PM Edinaldo Pereira Ferreira.

De acordo com o coordenador do programa junto a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, professor José Vieira, neste primeiro semestre o Proerd vai atender 450 alunos das escolas municipais de educação básica: Abdala José de Almeida, Deputado Ary Leite de Campos e Joaquim da Cruz Coelho.

"O objetivo do Proerd é treinar as nossas crianças a permanecerem longe das drogas e da violência. As escolas contempladas serão beneficiadas com dez aulas do programa e a realização de uma formatura para a entrega de certificados, prêmios e camisetas. O Proerd trabalha com o currículo sócio emocional com foco na valorização da vida, a cidadania, a emoção e o relacionamento do aluno com a escola e a sociedade" explicou o coordenador.

Segundo os instrutores do programa, os alunos que participarão do Proerd são do 5° ano do Ensino Fundamental, que tem em média a idade de 10 a 11 anos. Na formatura do Proerd temos a participação dos familiares, equipe pedagógica, equipe gestora e convidados da comunidade local que fortalecem a importância da vida escolar de nossas crianças.

O Proerd desenvolve o policiamento comunitário, especializado, ostensivo e pedagógico na comunidade escolar, aproximando a comunidade da polícia, visando um trabalho em conjunto para prevenção contra as drogas. A parceria entre a prefeitura e a Polícia Militar impacta positivamente o ambiente escolar, tornando a escola e o entorno mais seguros para as comunidades escolares.

O secretário Silvio Fidelis destacou que nas escolas que o Proerd atua no município de Várzea Grande é possível avaliar uma mudança significativa no comportamento dos estudantes. O policial militar atua como um referencial na vida dos estudantes. "Neste semestre estão sendo atendidas 3 escolas da rede municipal de Várzea Grande. A parceria entre Polícia Militar e Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer segue em 2024 formando jovens mais conscientes para a vida, evitando as drogas, a violência e garantindo uma educação de qualidade no município de Várzea Grande" reforçou.