Inscrições para o Pré-Enem Digit@l MT continuam abertas até esta sexta-feira (15)

Inscrições para o Pré-Enem Digit@l MT continuam abertas até esta sexta-feira (15)
As inscrições para o Pré-Enem Digit@l MT, curso preparatório para o Enem 2024 oferecido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), continuam abertas até esta sexta-feira (15), as 16h. O curso é destinado a estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A inscrição é simples e rápida, por meio do preenchimento de um formulário disponibilizado no site da Seduc.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, avalia que o curso aumenta a chance de o estudante alcançar boas notas nas provas e, principalmente, na redação. Ele salienta que cada inscrito receberá um kit de material de estudo com 12 livros e quatro cadernos contendo exercícios simulados. Para isso, já foram investidos R$13,9 milhões na aquisição do material, além de R$1,6 milhão para o fornecimento de lanche nos aulões e aulas presenciais.

Segundo o secretário, o material didático que será entregue é suficiente para que o estudante se saia bem nas provas, visando auxiliá-lo tanto em sala de aula quanto no estudo complementar em casa. "As nossas apostilas e os materiais de apoio contribuem para a organização de um plano de estudos e, consequentemente, no desenvolvimento de uma série de competências e habilidades, como autonomia, pensamento crítico e raciocínio lógico".

Ele cita o resultado obtido pelos estudantes da Escola Estadual Dione Augusta, em Cuiabá, como exemplo de sucesso do Pré-Enem Digit@l MT em 2023. "Apenas nesta escola, onde dezenas de estudantes participaram do Pré-Enem, 40 deles ingressaram em universidades, tanto por meio do Exame Nacional do Ensino Médio, quanto do Programa Universidade Para Todos".

As aulas inaugurais nos 14 polos sob jurisdição das Diretorias Regionais de Educação (DREs) estão agendadas para ocorrer de 23 a 27 de março, e o Pré-Enem Digit@l MT seguirá até 9 de novembro, com aulões presenciais, aulas online, aulas de Redação Nota 1000, simulados e uma aula especial intercalando as provas do Enem, que serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Com o resultado da nota do Enem, os estudantes têm a oportunidade de concorrer a vagas em universidades públicas e privadas em todo o Brasil, destacando a importância de uma preparação adequada para o exame.

Professores

O quadro de profissionais que irão atuar nos nove meses de aulas do Pré-Enem Digit@l MT deste ano está em fase de conclusão. A lista com a seleção preliminar dos 14 coordenadores e 350 professores selecionados está disponível no site da Seduc, na aba do Portal PAS. A convocação dos candidatos classificados será feita pelas DREs seguindo a ordem de pontuação no seletivo. O resultado final será divulgado no dia 18 de março.

O Pré-Enem Digit@l MT faz parte da Política "Projetos Pedagógicos Integrados", uma das 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que visa colocar a rede estadual entre as cinco redes mais bem avaliadas no país até 2032.