Ações do projeto 'Paz e Segurança na Comunidade Escolar' têm início

Ações do projeto 'Paz e Segurança na Comunidade Escolar' têm início

O projeto "Paz e Segurança na Comunidade Escolar", que é uma parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Secretaria Municipal de Defesa Social está completando sete anos de atividade na rede municipal de Várzea Grande. A proposta prioriza o atendimento para os alunos do Ensino Fundamental 1 (3º, 4º e 5º anos) e Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º anos).

De acordo com a responsável pela articulação de transversalidade, profª Zilda Braga de Oliveira, o projeto, que tem o objetivo de desenvolver nos alunos valores importantes para a formação de sua capacidade moral, intelectual e social, com foco à paz e não à violência, têm ações voltadas à promoção de palestras educativas, orientativa de sensibilização e prevenção, escolhidas de acordo com a necessidade de cada comunidade escolar.

As palestras são ministradas pela coordenadora do projeto, Márcia Maria de Souza Oliveira. Entre os temas abordados estão o relacionamento familiar, a autoestima/baixa autoestima, bullying/cyberbullying, expectativa de vida, prevenção ao uso de álcool e outras drogas (drogas lícitas e ilícitas), gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis, ECA (Estatuto da criança e do adolescente); relacionamento entre alunos e professores; dependência tecnológica; violência doméstica (Lei Maria da Penha), abuso sexual (pedofilia); saúde mental; indisciplina (limites/comportamento); preservação do patrimônio público; gordofobia; entre outros.

Segundo o técnico responsável pelo projeto junto à SMECEL, Profº José Vieira, as escolas que serão atendidas com as ações do Projeto neste primeiro semestre de 2024 são: E.M.E.B "Joaquim Da Cruz Coelho"; EMEB "Aristides Pompeo De Campos"; EMEB "Gonçalo Domingos De Campos – Caic"; EMEB "Benedita Bernardina Curvo"; EMEB "Paulo Freire"; EMEB "Rita Auxiliadora De Campos Cunha"; EMEB "Líbia Da Costa Rondon"; EMEB "Demétrio De Souza"; EMEB "Maria Barbosa" e EMEB "Julio Domingos De Campos".

O secretário Silvio Fidelis destaca que o projeto segue um protocolo para o bom andamento dos trabalhos a serem executados como a apresentação do projeto para a equipe gestora de cada Unidade Escolar, a apresentação do projeto para a equipe pedagógica, a explanação para os pais ou responsáveis e a execução das palestras para os alunos (temas pertinentes a cada faixa etária). "Estas ações desenvolvidas pela Guarda Municipal junto às escolas são importantes para a conscientização dos nossos alunos, principalmente aqueles que vivem em situação vulnerabilidade social". afirmou.