Título Sarita Baracat é entregue à matriarca Cleonice Sarat em noite de homenagens

Título Sarita Baracat é entregue à matriarca Cleonice Sarat em noite de homenagens

Em uma emocionante sessão solene na noite de sexta-feira, 8 de março, a Câmara de Vereadores de Várzea Grande prestou homenagem a mulheres que se destacaram na sociedade, marcando o Dia Internacional da Mulher. A cerimônia, presidida pelo vereador Pedro Paulo Tolares – Pedrinho, e pela primeira vice-presidente da Mesa Diretora, vereadora Gisele Aparecida de Barros – Gisa Barros, tornou-se um momento único ao entregar o título Sarita Baracat à matriarca Cleonice Damiana de Campos Sarat, mãe do prefeito Kalil Baracat.

A matriarca homenageada, Cleonice Sarat, foi enaltecida não apenas por seu papel na família Baracat, mas por sua trajetória exemplar como mulher, esposa, mãe e amiga. "Sarita Baracat foi uma mulher notável, eleita vereadora, prefeita de Várzea Grande e deputada estadual em uma época desafiadora. Ela abriu caminho para que as mulheres ocupassem espaços políticos e tomassem decisões que antes eram reservadas aos homens", destacou a primeira-dama e promotora de justiça, Kika Dorilêo Baracat, que na ocasião, representou o prefeito.

Emocionada, Kika ressaltou a importância da participação feminina na política e agradeceu à Câmara de Vereadores por reconhecer o legado de Sarita Baracat. "A homenagem não é apenas à Cleonice Sarat, mas a todas as mulheres que enfrentam desafios diários. Deixo aqui a mensagem do meu marido e prefeito que tem buscado e defende construir uma sociedade mais justa e igualitária", afirmou.

A entrega do título não se limitou à matriarca, estendendo-se a seis mulheres exemplares que desempenham funções cruciais na Prefeitura de Várzea Grande: Lucineia dos Santos Ribeiro - Secretária de Gestão Fazendária; Maria Gonçalina de Campos - Copeira; Edizes Luiza Reveles Pereira - Professora; Ellen Carla da Costa - Funcionária da Secretaria de Assistência Social; Jilaine Maria da Silva Brito - Tecelã e presidente da Teceart e Delze Maria Xavier Bispo Rezende – Professora.

Ao falar em nome das homenageadas, Lucineia dos Santos Ribeiro expressou sua gratidão e destacou a importância de mulheres ocuparem cargos desafiadores. "Nós, mulheres, somos profissionais, mães, amigas, esposas, irmãs e filhas. Este é um dom feminino, e me sinto abençoada por isso. Agradeço à minha família pelo apoio", disse emocionada.

A sessão também foi marcada pela fala dos vereadores, que, além de homenagear diversas mulheres com buquês de flores, concederam o título Sarita Baracat a 62 mulheres, incluindo as funcionárias da prefeitura. O vereador Pedro Paulo Tolares ressaltou a importância de homenagear as mulheres diariamente, enquanto a vereadora Gisa Barros destacou a relevância da participação feminina na política, enaltecendo as colegas parlamentares Rosy Prado e Professora Eucaris.

Rosy Prado, em sua fala, lembrou dos avanços conquistados pelas mulheres, mas ressaltou a necessidade de alcançar igualdade salarial e maior representatividade na política. "Devemos continuar lutando por mais respeito e para acabar com a violência contra a mulher", concluiu a vereadora.

"A noite foi marcada por emoções, reconhecimento e um tributo merecido a mulheres que, como Sarita Baracat, deixaram um legado de coragem e determinação em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. Entendo também que a entrega do título Sarita Baracat representa não apenas uma honraria, mas um compromisso renovado com a construção de um futuro mais igualitário para todas as mulheres de Várzea Grande", pontuou a primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat que também coordena o Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT), que desenvolve atividades sociais e beneficentes no município.