Governo de Mato Grosso entrega micro-ônibus a Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande

Governo de Mato Grosso entrega micro-ônibus a Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande
O Governo de Mato Grosso entregou, no fim de semana, um micro-ônibus de 32 lugares ao Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande. O investimento do Estado foi de R$ 540 mil para aquisição do veículo, que possui adaptação para cadeirantes e, que a partir desta segunda-feira (11.03), passou a ser utilizado para transportar as crianças e jovens com deficiência entre os locais de prática das modalidades paralímpicas e em competições. A entrega foi feita por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

"É uma felicidade entregar oficialmente esse micro-ônibus ao Centro de Referência de Várzea Grande. Para nós é uma satisfação poder contribuir com as atividades de inclusão e de iniciação paradesportiva. Parabéns à prefeitura de Várzea Grande e toda a sua equipe, por ter assumido essa responsabilidade de trazer a iniciativa ao município", celebrou o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

Atualmente, o Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande atende cerca de 125 crianças e jovens, com idade entre 7 e 24 anos, de municípios da baixada cuiabana. O atendimento envolve práticas das modalidades paralímpicas de goalball, atletismo, tênis de mesa, bocha e natação a pessoas com deficiência física, deficiência intelectual leve, paralisia cerebral, deficiência visual total e baixa visão.

As atividades ocorrem segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 14h às 17h, no Ginásio do Fiotão, em Várzea Grande, e em outros espaços esportivos, como a pista de atletismo e a piscina da UFMT, e a quadra do Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso (Icemat), em Cuiabá. Com o micro-ônibus entregue pelo Governo do Estado será possível realizar o transporte das crianças entre os locais de treinamento e em viagens de competições intermunicipais.


O funcionamento do Centro de Referência conta com o suporte do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que idealizou a iniciativa em todo o país. As atividades tiveram início há um ano a partir da parceria entre a instituição e a prefeitura municipal de Várzea Grande, com o apoio da Secel.

"Em nome do nosso prefeito, Kalil Baracat, agradecemos ao Comitê Paralímpico por esse brilhante projeto e ao Governo do Estado por todo o apoio e pela entrega deste veículo. A partir de agora nosso Centro de Referência irá voar cada vez mais alto. A prefeitura e as crianças com deficiência agradecem", disse o superintendente de Esportes de Várzea Grande, Jadir Pereira.

Para promover o desenvolvimento e a inclusão por meio do esporte, o Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande conta com a experiência do técnico Altemir Trapp, que coordena as atividades. Além de treinar a equipe de goalball do Icemat, Altemir foi treinador da seleção brasileira no Parapan de Jovens de Bogotá 2023 e no Campeonato Mundial de Jovens da IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos).

A entrega oficial do micro-ônibus ocorreu no último sábado (09.03) durante o Meeting Paralímpico, evento esportivo realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em várias capitais do país e que serve de seletiva para competições nacionais escolares e de alto rendimento. O diretor de Desenvolvimento do CPB, professor Ramon Pereira, prestigiou a entrega.