Denúncia de maus-tratos a animais no bairro Mapim mobiliza autoridades ambientais e policiais

Denúncia de maus-tratos a animais no bairro Mapim mobiliza autoridades ambientais e policiais

Na manhã desta sexta-feira (08) a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) de Várzea Grande, por meio de seu setor de fiscalização, atendeu a uma denúncia de maus-tratos a animais no Bairro Mapim. A ação foi desencadeada em resposta ao chamado do Juizado Volante Ambiental de Mato Grosso (JUVAM-MT).

Segundo o coordenador de Fiscalização Ambiental em Várzea Grande, Edipson Morbeck Junior, ao chegar ao local indicado, a equipe de fiscalização constatou os maus-tratos, documentando a situação por meio de fotografias. Diante da gravidade da situação, a equipe acionou imediatamente a Zoonoses do município de Várzea Grande para o resgate e encaminhamento dos animais para o centro de Zoonoses, onde receberão os cuidados necessários.

"No caso específico, nos deparamos com uma situação envolvendo tanto cães quanto porcos, o que agrava ainda mais a condição dos maus-tratos. A equipe de resgate da Zoonoses está atuando para assegurar que esses animais recebam os cuidados necessários e sejam encaminhados para um ambiente propício à sua recuperação", relatou o coordenador.

Edipson Morbeck Junior ainda pontuou: "É lamentável testemunhar casos de maus-tratos a animais, como os registrados nessa ação. Nosso compromisso é agir de maneira eficaz diante dessas situações, garantindo a proteção dos animais e a aplicação das medidas legais cabíveis. A colaboração da população, através de denúncias como essa, é fundamental para o sucesso dessas operações".

O proprietário da residência onde os maus-tratos foram identificados foi conduzido à Delegacia de Meio Ambiente (DEMA) para prestar esclarecimentos e dar continuidade aos procedimentos pertinentes ao caso.

Em apoio à operação, a equipe do JUVAM estava acompanhada por dois policiais militares ambientais, reforçando o compromisso conjunto das autoridades na preservação do meio ambiente e proteção dos animais.

"Reforçamos o apelo para que a comunidade continue denunciando casos suspeitos. Somente com a conscientização e a colaboração de todos podemos criar um ambiente mais seguro e saudável para nossos animais. A Prefeitura está empenhada em zelar pelo bem-estar dos animais e conta com a participação ativa da população nesse processo", declarou o coordenador de fiscalização.

As denúncias de casos de maus-tratos a animais e preservação ambiental podem ser feitas à Prefeitura de Várzea Grande pela Ouvidoria Municipal pelo telefone 0800 647 41 42, ou diretamente no JUVAM pelo telefone (65) 3648-6880 ou através do e-mail [email protected].