Após assassinatos, Botelho e Janaina apresentam projeto que torna Botão de Pânico obrigatório em carros de aplicativo

Após assassinatos, Botelho e Janaina apresentam projeto que torna Botão de Pânico obrigatório em carros de aplicativo

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, em conjunto com a deputada Janaina Riva, apresentou nesta quarta-feira (17) um projeto de lei que visa aumentar a segurança dos motoristas de aplicativo em Cuiabá. A proposta inclui a obrigatoriedade de as empresas de transporte por aplicativo fornecerem um Botão do Pânico aos motoristas, além de exigir o cadastramento prévio com foto tanto do titular da conta quanto do cliente que utilizará o serviço.

Essa medida surge após uma reunião entre Botelho, Janaina e representantes do Sindicato dos Motoristas de Aplicativo de Cuiabá, incluindo Solange Menacho. O sindicato, preocupado com a segurança dos motoristas, apresentou a sugestão do Botão do Pânico, que também será levada ao secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Augusto de Camargo Roveri, em uma reunião marcada para quinta-feira (18).

Além disso, Botelho se comprometeu a agendar audiências com o comandante da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes, e o governador Mauro Mendes, com o objetivo de garantir uma abordagem ampla para resolver as preocupações de segurança da categoria.

A deputada Janaina Riva destacou que a medida do Botão do Pânico já tem sido eficaz em outras cidades e expressou confiança na aprovação do projeto na Assembleia Legislativa.

Solange Menacho, presidente do Sindicato, agradeceu o apoio político e ressaltou a necessidade de mais medidas de segurança para os motoristas de aplicativo, citando uma redução de até 42% nos índices de violência em outros Estados após a implementação do Botão do Pânico.

Além da legislação proposta, Botelho também se comprometeu a solicitar o reforço do efetivo policial durante a reunião com Roveri, reconhecendo a importância de uma resposta rápida por parte da polícia em situações de emergência.

A apresentação de uma moção de pesar pela morte dos motoristas assassinados mostra o compromisso do parlamento em lidar com essa questão de maneira séria e eficaz.

Para aumentar a conscientização sobre a importância da segurança dos motoristas de aplicativo, está programada uma manifestação nesta quarta-feira (17), com uma carreata que passará por diversos pontos da cidade.

Essas medidas representam um passo significativo em direção a um ambiente de trabalho mais seguro para os motoristas de aplicativo em Cuiabá, demonstrando a importância de uma abordagem colaborativa entre os legisladores, autoridades de segurança e a comunidade em geral.