Guarda Municipal alerta para o respeito e responsabilidade no trânsito

Guarda Municipal alerta para o respeito e responsabilidade no trânsito

A imprudência é uma das principais causas de sinistros de trânsito (acidentes) sem vítimas em Várzea Grande. É o que apontam os dados consolidados pela Coordenadoria de Trânsito da Guarda Municipal.

Pelo levantamento feito nos três primeiros meses do ano de 2023 e 2024, por dia ocorrem de 2 a 3 acidentes que são causados por imperícia, imprudência ou negligência dos condutores, ou seja, poderiam ser evitados.

No ano de 2023 em janeiro foram registrados 77 acidentes desta natureza, em fevereiro 83, já em março 87. Já nestes primeiros meses do ano de 2024 nada mudou, com 62 ocorrências em janeiro-uma pequena queda-, fevereiro 78 e março 88.

"Para mudarmos as estatísticas, cada um deve fazer a sua parte e ser responsável pela sua própria segurança e de todos no trânsito. Respeitar os limites de velocidade é o primeiro alerta, porque entendemos que trafegar dentro do limite garantirá ao condutor maior tempo de reação no caso de alguma situação inesperada. Além disso, em caso de um acidente as consequências serão muito menores. Manter também uma distância do veículo à sua frente. Desacelere e tome uma distância maior, quando estiver próximo de faixas ou semáforos", disse o Coordenador de Trânsito da Guarda Municipal, GM João Mendanha.

Para o secretário municipal de Defesa Social, Cel. Alessandro Ferreira da Silva, o poder público tem feito a sua parte para coibir acidentes, principalmente sinalizando toda a cidade de Várzea Grande, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) com faixas de pedestres, colocação de semáforos em vias estratégicas, rotatórias, sinalizadores e redutores de velocidade, além das blitzes educativas e punitivas e os trabalhos preventivos.

"Acredito que uma das principais causas de acidente nos últimos tempos é a distração ao volante. Estudos já apontam que a falta de concentração gerada por atividades como comer, falar ao celular, enviar mensagens ou observar lugares externos e dirigir alcoolizado, causam muitos acidentes. No trânsito é praticamente impossível se concentrar em mais de uma atividade ao mesmo tempo. Portanto, o nosso alerta aos motoristas é se concentrar na direção e se afastar das distrações enquanto estiver dirigindo. Mantenha seu foco na via. Se todos fizerem isso, vamos evitar esses sinistros de trânsito. E olha que estes dados são somente de sinistros (acidentes) com danos materiais", alertou o secretário Alessandro Ferreira da Silva.

O Coordenador de Trânsito, João Mendanha, disse ainda que para um cidadão conduzir um carro, deve estar livre do álcool "É zero. Não tem conversa, porque mesmo em pequenas quantidades, a bebida compromete a capacidade de reação, que é essencial para esquivar-se de uma situação inesperada. Se beber, pegue carona com um motorista totalmente sóbrio, utilize o transporte público ou um privado, mas não dirija. A maioria dos acidentes causados por uma pessoa alcoolizada ao volante, ou ela morre, ou mata outra ou vai parar em um hospital e os danos materiais com o veículo é perda total" disse ele, orientando por experiência no exercício da função, que depara com todos os tipos de sinistros de trânsito.

O secretário de Defesa Social, Cel Alessandro, disse que o papel da Guarda Municipal, não é só atender ocorrências, mas também propagar a paz no trânsito. Para alcançar um trânsito mais pacífico, temos que adotar pequenas atitudes no cumprimento das Leis do Trânsito. Exemplo de algumas atitudes que todos poderão adotar enquanto estiverem ao volante e praticadas no dia a dia.

"Primeiro a certificação de todos os itens de segurança do carro funcionando, bem como os equipamentos. Segundo utilizar os sinalizadores do carro conforme as intenções nas vias, como utilização de setas, alertas, sinais de braço, piscadas nos faróis. Os acidentes sempre são resultado de no mínimo três fatores concomitantes, como excesso de velocidade, veículo em mau estado de conservação e falta de atenção. Peço aos motoristas várzea-grandenses que respeitem os limites de velocidade no perímetro urbano da nossa cidade. Várzea Grande está bem sinalizada. Respeitar as Leis do Trânsito é respeitar a vida", alertou ele.