Senador Jayme Campos defende medidas mais severas na legislação penal

Roque de Sá/Agência Senado Fonte: Agência Senado

Roque de Sá/Agência Senado Fonte: Agência Senado

No discurso proferido na terça-feira (9), o senador Jayme Campos, representante de União-MT, destacou a necessidade premente de endurecer a legislação penal brasileira para conter e punir eficazmente os crimes envolvendo furtos de celulares e delitos virtuais. Baseando-se nos dados alarmantes do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que revelam um total de 1 milhão de casos de furtos de celulares no último ano, com uma média de quase 3 mil aparelhos roubados por dia, o parlamentar enfatizou a gravidade da situação.

Além disso, o senador ressaltou o aumento significativo de crimes eletrônicos, como estelionatos, que aumentaram em 65% entre 2021 e 2022, resultando em 208 golpes por hora. Ele instou a necessidade de aproveitar as tecnologias disponíveis para combater tais delitos que representam uma ameaça à segurança pública e causam prejuízos substanciais à sociedade.

Jayme Campos também abordou a importância de coibir crimes de violência contra a mulher e o tráfico de drogas. Ele destacou dois projetos de sua autoria: um que cria o fundo nacional de amparo a mulheres agredidas, visando proporcionar renda e capacitação para as vítimas de violência, e outro que tipifica o crime de narcocídio, garantindo penas mais severas para os envolvidos na produção, distribuição e venda de drogas ilícitas.

Além disso, o senador chamou a atenção para a necessidade de o Congresso atuar de forma proativa diante de questões cruciais, como a PEC 45/2023, que visa criminalizar o porte e a posse de drogas independentemente da quantidade. Ele também expressou preocupação com as discussões sobre a possível descriminalização da maconha pelo Supremo Tribunal Federal, considerando isso como um ato prejudicial à pátria.

Em suma, o pronunciamento do senador Jayme Campos enfatizou a urgência de medidas concretas para enfrentar os desafios relacionados à segurança pública, incluindo a necessidade de uma legislação mais rigorosa, o combate aos crimes virtuais e o fortalecimento das iniciativas de proteção às mulheres e de combate ao tráfico de drogas. Com Agência Senado