Principais infrações de trânsito em março: falta de licenciamento e uso de calçado inadequado

Principais infrações de trânsito em março: falta de licenciamento e uso de calçado inadequado

No mês de março deste ano, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) e o Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran) realizaram 14 operações integradas de fiscalização de trânsito em Cuiabá. Durante essas operações, cerca de 250 motoristas foram abordados, representando um aumento de 52 motoristas em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Os resultados das operações incluíram a lavratura de 325 Autos de Infração de Trânsito e a remoção de 57 veículos. Dentre as principais infrações constatadas, destacam-se:

  • 93 ocorrências de condução de veículo sem o devido licenciamento;
  • 51 casos de motoristas dirigindo com calçado inadequado;
  • 40 condutores ou passageiros sem uso do cinto de segurança;
  • 39 casos de pessoas dirigindo sem possuir CNH, entre outras.

As operações integradas ocorrem diariamente em pontos estratégicos da cidade, em horários alternados, com base em levantamentos dos locais com maior incidência de infrações e acidentes de trânsito. Elas contam com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob).

Durante essas ações, são realizadas barreiras e bloqueios (blitzes) para verificar as condições dos condutores e veículos, orientando sobre a importância do respeito à legislação e autuando os infratores quando identificadas irregularidades que comprometem a segurança no trânsito.

A fiscalização também tem um caráter educativo, visando alterar o comportamento dos motoristas em relação à segurança viária. Além das operações diárias com o apoio da Polícia Militar e da Semob, o Detran-MT atua em operações integradas com outras forças de Segurança Pública do Estado e Federal, como a Operação Lei Seca, com foco na redução de acidentes envolvendo álcool e direção.