Acadêmicos de nutrição estarão visitando polos dos Serviços de convivência e Fortalecimento de Vínculos

Acadêmicos de nutrição estarão visitando polos dos Serviços de convivência e Fortalecimento de Vínculos

A secretaria de Assistência Social firmou um Termo de Cooperação Técnica com a Universidade de Várzea Grande – UNIVAG, onde acadêmicos do curso de Nutrição, estarão realizando estágios nas unidades sociais do município, que atendem crianças e idosos nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. As visitas terão início no dia 9 de abril e seguem cronograma de ação até a primeira quinzena do mês de junho.

Como explica a titular da pasta, Ana Cristina Vieira, essa parceria vai permitir ao estagiário conhecer e participar das atividades desenvolvidas em nossas unidades, além de avaliar e orientar a assistência alimentar e nutricional de nossos assistidos. "Durante as visitas os estagiários estarão ainda dando dicas de preparo de alimentos bem como palestras destacando os cuidados na seleção dos alimentos, além do uso de alimentação saudável".

Para a secretária, essa parceria não só fortalece as instituições, bem como é fundamental para o trabalho que é realizado nas unidades sociais, principalmente, porque contempla dois importantes grupos, crianças e idosos.

Quanto ao estágio, destaca Ana Cristina, vai proporcionar ao estudante de nutrição amplo conhecimento, devida às competências desenvolvidas, contribuindo para a formação do graduado, favorecendo um momento oportuno de aprendizagem. "E nós estamos aqui com as portas abertas para novas parcerias, e temos a certeza de que o resultado alcançado será muito bom para ambas as partes".

A coordenadora do Programa da Proteção Especial Básica, Bernadete Miranda, destacou a importância dessa parceria para as unidades sociais do município. "Além do acompanhamento da alimentação distribuída nas unidades sociais, a comunidade local receberá orientações e palestras sobre alimentação saudável proporcionando conhecimento e cuidado com relação a saúde".

OUTRAS PARCERIAS: O Termo de Cooperação Técnica com o município não se constitui apenas com a Secretaria de Assistência Social, mas também com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, onde os alunos do 5º e 6º semestre do curso de Arquitetura do UNIVAG, realizam a revitalização de salas de aulas e ambientes externos de escolas. As atividades fazem parte do projeto Integrador da Instituição, que visa proporcionar benefícios para a comunidade escolar.

Várias escolas municipais já foram beneficiadas com esse projeto, entre elas: Antônio Norberto de Barros (Nova Esperança), Mariana Rodrigues de Azevedo (Mapim), Miguelina de Campos Silva (Jardim Paula II), Manoel Antônio (Santa Cecília), Eleuza Maria de Souza Santos (Residencial Noise Curvo de Arruda) e a escola Júlio Correia (São Mateus).