Secretaria Municipal de Saúde de Livramento lança Campanha Março Lilás

Secretaria Municipal de Saúde de Livramento lança Campanha Março Lilás

A Secretaria Municipal de Saúde de Nossa Senhora do Livramento/MT, lançou neste sábado (23/3), a campanha "Março Lilás" para prevenir o câncer de colo do útero. A cerimônia de lançamento ocorreu nos PSF Urbano do município e reuniu dezenas de mulheres que também foram atendidas com café da manhã, sorteios de brindes (kits beleza), colocação de cílios; corte de cabelo; e design de sobrancelhas. Hoje o atendimento segue até às 13hs.

A secretária de Saúde do município, Stefanne Carolynne Pereira Silva, destacou a importância da prevenção, enfatizando a necessidade de realização regular do exame preventivo.

A Enfermeira e Coordenadora da Atenção Básica, Eliane Mendonça Ulhoa, também destacou o Março Lilás e explicou mais detalhadamente sobre a importância da vacinação gratuita contra o HPV pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e sobre o uso de preservativos para evitar doenças e gravidez não planejada durante as relações sexuais.

Também presente no evento, a vereadora pelo município Oneide Maria (PTB), reforçou da importância das mobilizações que acontecem durante todo o mês de março em alusão à campanha Março Lilás.

"Parabenizo a gestão municipal e todas nós mulheres aqui presente. A ação é muito séria e merece ser compartilhada por nós mulheres. Temos que ser multiplicadoras no combate a essa doença gravíssima. Eu senti na família o mal de ignorarmos o preventivo. Perdi minha avó recentemente com câncer no colo do útero, e talvez se tivesse feito o preventivo em tempo, ela estaria viva entre nós", disse a parlamentar emocionada.

Como se prevenir

Preservativo – O uso da camisinha pelo homem durante a relação sexual com penetração só protege parcialmente do contágio pelo HPV, pois também pode ocorrer transmissão pelo contato com a pele da vulva, região perineal (entre o sexo e o ânus), perianal (em volta do ânus) e bolsa escrotal. O uso da camisinha feminina oferece uma proteção maior;

Vacinação contra o HPV – O Ministério da Saúde implementou a vacina tetravalente contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos de idade, que protege contra os subtipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. Os dois primeiros subtipos causam verrugas genitais e os dois últimos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero;

Exame Papanicolaou – O exame preventivo é recomendado para mulheres de 25 a 64 anos que têm ou já tiveram atividade sexual. Os dois primeiros exames devem ser feitos com intervalo de um ano. Se os resultados forem normais, passará a ser feito a cada três anos. Mesmo as mulheres vacinadas deverão realizar o exame, pois a vacina não protege contra todos os subtipos oncogênicos do HPV.

Os sintomas mais frequentes são dores na pélvis e durante a relação sexual; menstruação anormal, menstruação intensa, menstruação irregular ou sangramento pela vagina; corrimento vaginal anormal ou sangramento vaginal anormal; fadiga, náusea ou perda de peso.