Parceria entre TCE-MT e MT-Hemocentro mobiliza servidores para doação de sangue

Parceria entre TCE-MT e MT-Hemocentro mobiliza servidores para doação de sangue

Com o objetivo de conscientizar os servidores quanto à importância da doação de sangue e contribuir com os estoques de sangue do banco público do estado, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e o MT-Hemocentro realizam a primeira ação de coleta de 2024. A campanha é uma iniciativa da Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), e visa não só o bem-estar físico, mas também social dos servidores e da população em geral.

Um dos que compareceram à unidade móvel do MT-Hemocentro, nesta terça-feira (7), foi o auditor público externo do TCE-MT Gilson Gregório, que conseguiu doar após anos de incompatibilidade. "Das outras vezes que o ônibus do Hemocentro passou pelo Tribunal, eu não pude doar por estar gripado ou usando medicamentos que impediam a doação. Agora, tive a sorte de estar com a saúde em dia e estou muito feliz."

Gregório já precisou receber transfusão de sangue, o que reforçou sua conscientização quanto à importância da ação. "Eu já precisei de sangue em uma cirurgia que tive que fazer e agora me sinto retribuindo o que foi feito por mim. Por isso, recomendo sempre. Não dói nada, é rápido e muito gratificante."

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
Servidor público Vinícius Freitas passa pela triagem antes de doar pela primeira vez. Clique aqui para ampliar.

Já o servidor público Vinícius Freitas doou sangue pela primeira vez e fez questão de incentivar os demais servidores. "A sensação de poder ajudar o próximo é maravilhosa. Desejo que todos possam ter esse mesmo sentimento, porque ao doar nosso sangue, estamos doando a nós mesmos."

A parceria entre o TCE-MT e o MT-Hemocentro existe há 6 anos e o ônibus do banco público de sangue visita a sede do Tribunal ao menos três vezes por ano. Conforme a assessora do NQVT, Conceição Moraes Pinto Piva, a intenção é conscientizar os servidores sobre a importância da ação.

"O TCE-MT se preocupa com o bem-estar físico e social de seus servidores e campanhas como esta mostram que esse cuidado vai além das estruturas da sede, se estendendo à toda a população. O sangue que um servidor doa dentro do Tribunal, em Cuiabá, pode ajudar uma pessoa em outro extremo do estado. É uma atitude linda e necessária", salienta.

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
Conforme o Ministério da Saúde, 450 ml de sangue podem salvar até quatro vidas.

Médico do MT-Hemocentro, Manoel Rômulo Rizental, ressalta que toda doação de sangue é bem-vinda, mas o desejo de doar precisa estar acompanhado da conscientização sobre os critérios que tornam o ato possível. "O doador de sangue não é um paciente. Ele tem que estar bem de saúde, bem alimentado, estar na faixa etária de 16 até 69 anos, ter dormido bem e não ter se submetido a esforço físico extremo."

Rizental também destaca que existem algumas contraindicações, como ser gestante, ter consumido bebida alcoólica menos de 12 horas antes da doação, além do uso de alguns de medicamentos. Pessoas com quadro de resfriado, vômito e diarreia também não podem doar. "Mas é por um curto período de tempo. Por isso, fazemos uma triagem antes da doação. O Hemocentro preza não só pela segurança de quem vai receber o sangue, como também do doador".

Servidores interessados em realizar a doação devem se dirigir ao ônibus do MT-Hemocentro, que está estacionado na entrada principal do TCE-MT, até às 15h30 desta quarta-feira (8).

Quem pode doar?

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
A parceria entre o TCE-MT e o MT-Hemocentro existe há 6 anos.

Conforme o Ministério da Saúde (MS), aquele que deseja ser um doador deve ter mais de 50 kg, estar na faixa etária entre 16 a 69 anos, não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação, estar em bom estado de saúde e bem alimentado. Nunca realizar a doação em jejum.

Vale lembrar que homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres, podem doar três vezes por ano, com um espaço de quatro meses.

Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue, que pode salvar até quatro vidas. Recomenda-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar ingestão de bebida alcoólica e atividade física.