Secretário de Educação, Silvio Fidelis, e vice-prefeito, José Hazama, participam da abertura de Seminário da UNDIME/MT

O Seminário de Educação Infantil traz um olhar sobre as crianças e como as brincadeiras colaboram em seu desenvolvimento sem deixar de lado o avaliar para avançar.

Secretário de Educação, Silvio Fidelis, e vice-prefeito, José Hazama, participam da abertura de Seminário da UNDIME/MT

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, acompanhado do vice-prefeito, José Hazama, participaram na manhã de terça-feira (02) da cerimônia de abertura do 5º Seminário de Educação Infantil da UNDIME-MT e 2º Encontro dos Dirigentes Municipais de Educação do Centro-Oeste. O evento ocorreu no auditório do Hotel Fazenda Mato Grosso e contou com a presença do governador Mauro Mendes, do secretário de Estado de Educação, Allan Porto, além do ministro da Educação Victor Godoy Veiga.


Com o tema: "Educação de hoje e do futuro: um olhar sobre os rumos que precisamos tomar", o evento é direcionado aos dirigentes municipais de Educação, assessores ou técnicos dos municípios, coordenadores regionais do Alfabetiza, dirigentes municipais das seccionais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e de Goiás.


De acordo com o secretário Silvio Fidelis, que já foi presidente da UNDIME/MT, o encontro que prevê reunir de forma presencial cerca de 1 mil dirigentes municipais, começa com uma reflexão sobre questões emocionais dos envolvidos no processo educacional. "O Seminário de Educação Infantil traz um olhar sobre as crianças e como as brincadeiras colaboram em seu desenvolvimento sem deixar de lado o avaliar para avançar. A alfabetização revê os passos percorridos, os resultados das avaliações e traça novos caminhos", comentou.


Segundo o atual presidente da UNDIME/MT e UNDIME seccional Centro-Oeste, Eduardo Ferreira da Silva, secretário de Educação do município de Canarana/MT, o evento é uma oportunidade importante para apresentar aos gestores as novas leis que estão postas, como planejar e monitorar os planos, como organizar a nova gestão democrática frente aos desafios. "Educação se faz em todas as esferas, mas onde ela realmente acontece é na sala de aula e nós sabemos os desafios que temos que superar para promover a construção do conhecimento. Espero que durante este evento nós consigamos vislumbrar caminhos para fazer educação de qualidade", afirmou.


Serão quatro dias de trabalho, onde serão apresentados palestras e oficinas que envolverão os participantes e fomentarão a troca de vivências e experiências em temáticas que irão abordar o regime de colaboração, a rede de proteção da criança e adolescente, conhecimento de gestão pública, captação de recursos, o Plano de Ações Articuladas (PAR) como instrumento de planejamento da educação, a importância da segunda língua para o avanço da educação, o brincar e a construção do brincar, o imaginário na literatura infantil, o Programa Alfabetiza MT, os desafios da avaliação na Educação Infantil entre outros.


Após a cerimônia de abertura, o secretário Silvio Fidelis iniciou os trabalhos do Seminário como mediador das palestras: "O impacto da educação socioemocional na formação dos alunos inteligentes e saudáveis", proferida por Camila Cury, especialista em educação socioemocional de CEO fundadora da Escola da Inteligência e O panorama atual da Educação Básica no Brasil, proferida pelo professor Mauro Luiz Rabelo, secretário de Educação Básica do Ministério da Educação e Cultura (MEC).