Prefeitura de Várzea Grande realiza blitz educativa no encerramento da campanha "Faça Bonito"

Foram distribuídos folders explicativos, no Centro da cidade, chamando a atenção da população para a questão do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Além disso, foram doadas 120 mudas de árvores nativas produzidas pelo Viveiro Municipal

Prefeitura de Várzea Grande realiza blitz educativa no encerramento da campanha "Faça Bonito"

Visando alertar e envolver a população várzea-grandense sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio das Secretarias de Assistência Social, Meio Ambiente de Desenvolvimento Rural Sustentável e Defesa Social, realizou, nesta semana, uma blitz educativa no Centro da Cidade. As equipes da Assistência Social, juntamente com a Guarda Municipal, realizaram abordagens no trânsito à pedestres e motoristas, em frente à Praça Sarita Baracat.


Foram distribuídos folders explicativos chamando a atenção da população para a questão, além da doação de 120 mudas de árvores nativas produzidas pelo Viveiro Municipal. "Infelizmente, todos os dias vemos notícias de abuso sexual na imprensa. E a nossa gestão tem o compromisso de proteger os filhos de Várzea Grande. Só uma infância saudável, com um ambiente favorável, é que pode resguardar o futuro da nossa sociedade", pontuou o prefeito, Kalil Baracat.


A ação faz parte da campanha "Faça Bonito", que durante todo o mês de maio contou com diversas atividades; dentre elas, "live" com a participação de várias autoridades e profissionais que trabalham com essa temática; audiência pública para tratar do assunto; orientações e rodas de conversas com grupos de mães, crianças e jovens que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); além de palestras para estudantes da Rede Municipal de Ensino.


A secretária Municipal de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, explica que foram realizadas várias atividades no Município para chamar a atenção de toda a população sobre a importância da proteção de crianças e adolescentes, buscando-se evitar que sejam alvos de qualquer forma de violência, especialmente a sexual, que além de causar traumas no corpo, provocam feridas na alma por toda uma vida.


A secretária lembra que o Município é referência em função da Rede de Proteção, que atua de forma eficaz combatendo e reforçando ações que promovem o fortalecimento da família como um todo, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), além da parceria de serviços com as Secretarias de Saúde, Educação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente e Guarda Municipal, que vêm atuando fortemente nesta questão, de forma lúdica e humana, por meio do projeto Arte de Proteger - Teatro de Fantoches.


Ana Cristina disse ainda que todas essas ações se devem também à gestão humanizada do prefeito Kalil Baracat, em sintonia com a primeira-dama, a promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat, que juntos não medem esforços para que todos, em especial as crianças e adolescentes, tenham cuidado e atenção que merecem e que seus direitos sejam assegurados.


A coordenadora de Proteção Especial, Katlin Kalmon, disse que a campanha "Faça Bonito", todos os anos, já faz parte da agenda de trabalho durante todo o mês de maio, para reforçar a atenção e cuidados às crianças e adolescentes. "A blitz educativa encerra as atividades da campanha "Faça Bonito", mas a nossa equipe estará durante todo o ano reforçando as ações de combate ao abuso e exploração de crianças e adolescente. A data 18 de maio simboliza um dia de luta, porém deve ser exercida todos os dias do ano".