Cuiabá é a 2ª capital com o maior índice de pessoas obesas do país, diz estudo

Dados do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), em 2006, o índice em Mato Grosso era pouco mais de 11%.

Cuiabá é a 2ª capital com o maior índice de pessoas obesas do país - Foto: Getty Images via BBC

Cuiabá é a 2ª capital com o maior índice de pessoas obesas do país �- Foto: Getty Images via BBC

Cuiabá é a 2ª capital com o maior índice de pessoas obesas do país, de acordo com dados do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) publicado neste mês. A capital possui 24% da população com obesidade. Os dados são referentes ao ano de 2020.


Cuiabá só perde para Manaus com 24,9% de sua população com obesidade. Em terceiro lugar, fica o Rio de Janeiro com 23,8%.


Segundo a pesquisa, em 2006, o índice em Mato Grosso era pouco mais de 11%.


De acordo com o estudo, até 2011, nenhuma capital tinha prevalência de obesidade acima de 20%. Em 2020, 16 das 26 unidades federativas e o Distrito Federal registraram uma prevalência de obesidade acima de 20%.


O levantamento usa como base diferentes estudos que identificaram que as doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) estão associadas a quatro principais fatores de risco comportamentais como o tabagismo, sedentarismo, uso nocivo de álcool e dietas não saudáveis.


A carga de doenças crônicas geram a diabetes, hipertensão, pressão alta e o tabagismo.


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares, neoplasias, doenças respiratórias e diabetes são as principais causas de morte entre as DCNTs.


Em relação as tendências de hipertensão arterial e diabetes no Brasil, os índices permanecem em estabilidade e a de obesidade houve um aumento. Em 2019 e 2020 houve uma piora em todos os indicadores exceto o percentual de fumantes.

Além de ter um aumento no percentual de indivíduos que reportaram consumo abusivo de álcool, sendo 20,9% da população de obesidade, 21,5%.


Esse aumento foi expressivo em capitais da região Norte, Sul e Centro-Oeste do país.