Relatório da Guarda Municipal registra aumento de acidentes em Várzea Grande

A Avenida da FEB, principal via de acesso ao município, é considerada uma das mais perigosas

Relatório da Guarda Municipal registra aumento de acidentes em Várzea Grande

Os números de acidentes de trânsito no município de Várzea Grande têm sido crescentes é o que aponta os dados que compõem o relatório divulgado pela Guarda Municipal, sendo a Avenida da FEB – principal via de acesso à região central da cidade – considerada uma das mais perigosas.

De janeiro a agosto, o órgão de segurança registrou 388 Boletins de Ocorrências (BOs) envolvendo acidentes com vítimas, sendo 357 lesões e 31 óbitos. De acordo com a estatística, a maioria dos acidentes envolveram motos (284) seguidas de automóveis (78), ônibus/quadriciclo (18), caminhão (5) e bicicletas (3). Neste mesmo período foram registrados também 639 acidentes sem vítimas.

Para o comandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Allison Baracat, a não utilização de radares eletrônicos fixo ou móvel, na zona urbana do município contribui para o aumento de registros de acidentes. "O equipamento de fiscalização inibia a ação de condutores mais apressados e dessa forma mantinha o trânsito mais tranquilo, principalmente em vias de grande movimentação, a exemplo da Avenida da FEB e 31 de Março", destacou.

O comandante disse que embora a Guarda Municipal tenha como atribuição o ordenamento do trânsito, é quase impossível atuar em avenidas de grande circulação de veículos sem que haja de fato uma fiscalização mais atuante, e com uso de equipamentos eletrônicos. "No caso da Avenida da FEB, ainda que existam placas de sinalização em toda a via, tem um agravante, as obras não concluídas do VLT, contribui para o número crescente de acidentes nesta região", lembrou.

SERVIÇO: A Guarda Municipal possui uma equipe responsável pela fiscalização do trânsito em situações que envolvem estacionamento de parada irregular nos atendimentos dos acidentes de trânsito envolvendo danos materiais, fazendo as notificações e adotando medidas administrativas cabíveis, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.

A Guarda tem ainda participado de ações conjuntas com os demais órgãos de segurança pública, a exemplo das polícias Civil e Militar, em operações de Lei Seca e em diversas ações de combate à criminalidade.