Atividades da Guarda Municipal recebem elogios durante lançamento de campanha

A Patrulha Maria da Penha e o Teatro de Fantoches fortalecem a Rede de Proteção à Mulher no municĂ­pio de VĂĄrzea Grande

Atividades da Guarda Municipal recebem elogios durante lançamento de campanha

Dois programas desenvolvidos pela Guarda Municipal de VĂĄrzea Grande foram elogiados por autoridades presentes no lançamento da Campanha Agosto LilĂĄs como modelo de trabalho desenvolvido para o combate a violĂȘncia contra as mulheres: a Patrulha Maria da Penha que vĂȘm atuando na proteção às vítimas de agressões que possuem medidas protetivas, e o Teatro de Fantoche que realiza nas escolas da Rede Pública Municipal palestras abordando diversos temas dentre eles a não violĂȘncia contra a mulher.

A desembargadora do Tribunal de Justiça, Maria Erotides Kneip disse que a Patrulha Maria da Penha – unidade de VĂĄrzea Grande - é uma das mais atuantes e que vem se destacando pelos serviços realizados pela equipe, seja no auxílio ou proteção das vítimas. "A inserção desse programa na Rede de Proteção a Mulher fortaleceu ainda mais as outras ações realizadas no município, que tem se mostrado atuante em todos os setores".

A secretĂĄria de Estado de AssistĂȘncia Social, Rosamaria Ferreira de Carvalho, também elogiou a Patrulha Maria da Penha e disse que esta tem sido referĂȘncia para outros municípios. "O desempenho da equipe de VĂĄrzea Grande é visto como uma das melhores, e tem sido exemplo para outras cidades".

JĂĄ a delegada da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso – da Polícia JudiciĂĄria Civil, Mariel Antonini Dias, enalteceu o trabalho realizado pelo grupo do Teatro de Fantoche e destacou como importante que temas como a violĂȘncia sejam abordados nas escolas e, principalmente, nas séries iniciais.

"Embora seja um assunto triste de se tratar, porque a violĂȘncia não deve ser tratada de forma nenhuma, é importante que a criança tenha percepção de que essa é uma postura que não deve ser praticada. E a forma lúdica em que o assunto é tratado com certeza vai contribuir para a não cultura da violĂȘncia, seja contra a mulher ou qualquer outra pessoa", parabenizou a delegada.

O comandante da Guarda Municipal, Álisson Baracat Salgado, lembra que em 2018, os municípios de VĂĄrzea Grande e Nossa Senhora do Livramento aderiram a Rede de Enfrentamento à ViolĂȘncia Doméstica e Familiar, com a assinatura do Termo de Adesão ao Pacto Nacional de Enfrentamento à ViolĂȘncia Doméstica contra mulheres vítimas de violĂȘncia doméstica e familiar. "Desde então, a Guarda Municipal e a Polícia Militar vĂȘm realizando o monitoramento das vítimas que ingressam na justiça com a medida protetiva. Centenas de mulheres jĂĄ foram atendidas em VĂĄrzea Grande", destacou.

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Sirlei Salete Piasecki, disse ainda que o município deu um passo importante na efetivação dessa medida, tornando-a lei municipal. "A Rede Protetiva à Mulher foi instituída com objetivo de integrar ações e serviços de diferentes setores, no atendimento à mulher vítima de violĂȘncia doméstica. Como Lei a medida tem mais efetividade na garantia e segurança das vítimas".

O comandante da Guarda Municipal destacou também que assim como a Patrulha Maria da Penha e o Teatro de Fantoche, a instituição de segurança municipal desenvolve ainda outras atividades, a exemplo do Judô – que auxilia na socialização da criança e do adolescente ao convívio familiar e social.