Combate ao trabalho infantil rende premiação a professores e alunos de VG

Fase municipal do PrĂȘmio MinistĂ©rio PĂșblico do Trabalho na Escola - edição 2021, em parceria com a Secretaria de Educação, selecionou professores e alunos de cinco escolas da rede pĂșblica municipal.

Combate ao trabalho infantil rende premiação a professores e alunos de VG

Alunos e professores da rede pública municipal de VĂĄrzea Grande receberam premiação referente à participação do município, na edição 2021 do PrĂȘmio Ministério Público do Trabalho na Escola, com o tema "A Escola no Combate ao Trabalho Infantil".

A cerimônia ocorreu na manhã de quarta-feira, 11, na EMEB Abdala José de Almeida, no bairro São Mateus.

O PrĂȘmio Ministério Público do Trabalho na Escola foi idealizado pelo Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso em parceria com a Prefeitura Municipal de VĂĄrzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

"O prĂȘmio fomentou a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização, prevenção do trabalho infantil e proteção do adolescente trabalhador. Além de ter reconhecido a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes", disse o secretĂĄrio da pasta, Silvio Fidélis.

O procurador do trabalho e coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) no Estado de Mato Grosso, André Canuto de Figueiredo Lima, explicou que "o Ministério Público do Trabalho tem desenvolvido ações que visam sensibilizar e motivar a reflexão da sociedade sobre as consequĂȘncias provocadas pelo trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivĂȘncias que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu pleno desenvolvimento".

A cerimônia também contou com a participação do Procurador Geral do Município, Jomas FulgĂȘncio de Lima Júnior, da Defensora Pública da 2ÂȘ instância, membro do Grupo de Atuação Estratégica em Defesa dos Direitos da Mulher e da Coordenação da Rede de Territórios Educativos/VG, Tânia Regina de Matos, da Presidente do Conselho Municipal de Educação, Eva de Paulo Vieira e da diretora Nelma de Oliveira Neres.

A PREMIAÇÃO - Na edição deste ano, participaram as escolas Abdala José de Almeida, Benedita Bernardino Curvo, Joaquim da Cruz Coelho, Maria Joana da Silva Almeida e Antônio Gomes da Cruz. Professores e alunos vencedores foram premiados com smartfones.

Os trabalhos produzidos pelos alunos e selecionados nas escolas, foram entregues à Comissão Julgadora da SuperintendĂȘncia Pedagógica Municipal, conforme explicou a superintendente Luz Marina Coelho.

"Após a escolha e premiação na fase municipal, os trabalhos selecionados na Etapa Municipal deverão ser inscritos na etapa estadual, que, posteriormente, serão selecionados para participarem da etapa nacional do PrĂȘmio", detalhou.

Os professores premiados foram: Fabiana Germana da Conceição (EMEB Abdala José de Almeida), Maria Isabel de Ávila Leite Silva (EMEB Antônio Gomes da Cruz), Gilcicleide Alves da Silva (EMEB Benedita Bernadino Curvo), Cleonice Isabel Duarte Maciel (EMEB Joaquim da Cruz Coelho) e Dirnez Machado Charão Sperafico (EMEB Maria Joana da Silva Almeida).

Os alunos premiados foram: Misael Augusto da Silva Padilha, categoria desenho; Bianca Almeida Vieira, categoria conto; Kenielly Soares Moraes, categoria música; Evillyn Lorrainy da Silva Santos, categoria poema; e Lauriany Vitória Aguiar dos Santos, categoria conto.