Moretti faz visita à Empaer e ao Intermat e destrava ações para Várzea Grande
Várzea Grande saiu na frente na busca por parcerias junto ao governo estadual. A prefeita Flávia Moretti (PL), que fez hoje (8), sua primeira visita oficial ao Centro Político e Administrativo, em Cuiabá, onde participou de duas reuniões extremamente produtivas, como ela mesma avaliou. Os encontros foram com as equipes da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat).
Na Empaer, a Chefe do Executivo Municipal foi muito bem recebida pela equipe liderada pelo diretor-presidente, Suelme Evangelista Fernandes. Na pauta, ações que podem ampliar a extensão e assistência rural em Várzea Grande e doação de áreas para o Município.
São três área em processo de doação: a Central – como é chamada pela equipe do estado – destinada à construção da rodoviária, outra área na região do grande Parque do Lago, que pode ser transformada em um grande parque urbano, e a unidade da Ponte Nova, edificada, que pode abrigar o novo espaço municipal, bem como ainda ofertar um espaço multiuso à população.
"A agricultura familiar em Várzea Grande carece de investimentos de toda ordem. Desde infraestrutura para plantar, colher e vender, englobando assistência técnica, insumos, vias de escoamento, pontos de comercialização e pasmem, falta comunicação. Comunidades como o Formigueiro, dentro de Várzea Grande, não contam com torres para celulares. A maioria dos pequenos produtores é formada por idosos, como esses idosos ficam sem comunicação?", argumenta a prefeita.
Suelme fez uma apresentação com dados da agricultura familiar em Mato Grosso e a atuação da Empaer. De 20219 a 2024, o Município recebeu R$ 2,63 milhões com 23 entregas, quantitativo aportado pelo Estado, por meio da Empaer.
INTERMAT - O presidente do Intermat, Francisco Serafim e sua equipe, também receberam muito bem a prefeita e apresentaram dados sobre a regularização fundiária na cidade.
Para 2025 estão previstas as escriturações de imóveis nos bairros jardim Primavera e 24 de Dezembro, sendo 259 e 779 títulos definitivos de propriedade, respectivamente.
O assunto, além do seu peso social, desperta o interesse da prefeita, já que é o setor do Direito que ela atuou por mais de duas décadas. Conhecedora dos trâmites e caminhos para se chegar à escrituração definitiva dos imóveis. "Toda família sonha com a casa própria. A regularização traz um ganho real ao cidadão, é uma espécie de segunda certidão de nascimento. A escrituração é a segurança que a família precisa".
Serafim que a regularização fundiária traz segurança jurídica para os moradores em suas terras, que podem desfrutar do benefício da casa própria através da documentação legítima. "Este documento garante liberdade às famílias, assim como os direitos fundamentais, obtenção de crédito e melhoria nas condições de vida".
Ao final, Flávia afirmou que a parceria será ampliada e melhorada: "Todos ganham com regularização fundiária, inclusive pela valorização imobiliária".