Prefeito de Nossa Senhora do Livramento decreta emergência por epidemia de dengue, chikungunya e zika

Prefeito de Nossa Senhora do Livramento decreta emergência por epidemia de dengue, chikungunya e zika

O prefeito de Nossa Senhora do Livramento , Thiago Gonçalo (UB), decretou nesta semana situação de emergência devido ao surto de dengue , chikungunya e zika no município, localizado a 40 km de Cuiabá.

O decreto autoriza a adoção de medidas administrativas emergenciais para conter as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti , incluindo ações de prevenção, controle e combate aos focos do vetor.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), em 2024, o município registrou:

  • 42 casos confirmados de dengue ;
  • 146 casos de zika ;
  • 55 notificações de chikungunya .

Com uma população de 12.940 habitantes (Censo Demográfico 2022, IBGE), o município enfrenta um alto expressivo número de casos suspeitos e confirmados, conforme dados da Vigilância Epidemiológica.

O documento prevê diversas ações para enfrentar o surto, como:

  1. Requisição de equipamentos de outras secretarias municipais para fortalecer o combate ao mosquito.
  2. Campanhas educativas e orientações à população sobre a importância da prevenção.
  3. Visitas técnicas a imóveis públicos e privados para identificar e eliminar focos de mosquitos.
  4. Obrigatoriedade de limpeza e manutenção de terrenos para proprietários de imóveis públicos, privados ou abandonados, conforme instrução do artigo 3º do decreto.
  5. Recolhimento de móveis, veículos, sucatas e materiais inservíveis abandonados em vias públicas ou terrenos baldios.

O decreto destaca que é responsabilidade dos cidadãos e proprietários de imóveis adotarem medidas preventivas, mantendo terrenos e edificações limpos e livres de materiais que possam acumular água.

"Compete aos munícipes e aos responsáveis ??por propriedades públicas e privadas, edificadas ou não, adotar todas as medidas necessárias para evitar condições controladas à supervisão do vetor", reforça o artigo 3º.

A gestão municipal enfatiza que, além das ações práticas, é essencial o engajamento da população no combate ao mosquito. Somente com conjuntos de exercícios será possível controlar a epidemia e proteger a saúde pública.

A Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento intensificará o trabalho em parceria com a Secretaria de Saúde para garantir que a situação seja controlada o mais rápido possível, priorizando a segurança e o bem-estar de seus habitantes.