Palestra de Comunicação Alternativa no Autismo reúne mais de 200 pessoas em Cuiabá

Palestra de Comunicação Alternativa no Autismo reúne mais de 200 pessoas em Cuiabá
Mais de 200 pessoas marcaram presença no auditório da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM) nesta quarta (30). A palestra que trouxe a Comunicação Aumentativa Alternativa no Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi idealizada pela Clínica Desenvolver, Plus Hand App e a vereadora Maysa Leão. O evento arrecadou 300kg de alimentos, que foram doados ao Instituto Mãos que Ajudam, além de oferecer a capacitação à sociedade.

"Nós precisamos levar esse conhecimento especializado para todas as pessoas. E o Poder Legislativo, ele tem essa capacidade de representar bandeiras com mais profundidade. Eu, como uma representante da pauta da inclusão, me empenho despertar nas pessoas, e também no Poder Executivo, o desejo de aprender e colocar em prática a inclusão", destaca a vereadora Maysa Leão.

Juliana Rocha, fonoaudióloga palestrante do evento, veio do Estado da Bahia oferecer a qualificação para os profissionais de saúde, estudantes e famílias atípicas, presentes no local.

"A comunicação aumentativa alternativa é um conjunto de ferramentas e estratégias para viabilizar que pessoas que não usam a oralidade, que não usam a fala, possam se comunicar. Eventos como esse despertam na comunidade a percepção da importância da comunicação e reforçam para que deixem de acreditar no mito de que a comunicação alternativa atrasa a fala", defende Juliana Rocha.

Proprietária da Clínica Desenvolver e do Plus Hand App em Cuiabá, a fonoaudióloga Claudiane Campos, acredita que o evento é uma ferramenta para fomentar esse conhecimento para mais pessoas.

"É muito importante que a gente traga pessoas com conhecimento técnico e que tenham a didática assertiva para divulgar o conhecimento. Essa é a parte mais linda. A comunicação alternativa e aumentativa, é uma das ferramentas e mais incrível ainda, ela não é só do Fonoaudiólogo, por isso a gente precisa de todo mundo junto", pontua a profissional.