"Essa região mereceu uma escola com esse padrão", diz professora sobre novo prédio de colégio integrado
A professora Marilena Silva, especialita em Educação Especial, afirmou que nunca tinha visto uma escola com o perfil do Colégio Estadual Integrado professor João Crisostomo de Figueiredo (CEI 02) em sua carreira profissional e destacou a importância do investimento do Estado na unidade escolar para a comunidade. A unidade, que funciona no bairro Dr. Fábio, em Cuiabá, foi entregue na última sexta-feira (27.09).
"Essa região da cidade tem muitos bairros e mereceu uma escola com esse padrão, sobretudo, para os alunos que necessitam de educação inclusiva", declarou.
O CEI professor João Crisostomo passou a funcionar em uma novo prédio localizado no mesmo bairro. Com 24 salas de aula, além dos espaços administrativos e áreas comuns, o colégio recebeu investimento do Governo de Mato Grosso da ordem de R$ 21 milhões. A nova infraestrutura conta com piscina semiolímpica, quadra poliesportiva, mobiliários, Smart TVs e Chromebooks para os estudantes.
A estudante Beatriz Vitória Souza Costa, de 14 anos, elogiou a infraestrutura da nova escola. "Aqui no CEI tudo é mais organizado e limpo. Venho com o casaco do uniforme todos os dias porque a sala é bem fresca. Também gostei muito do banheiro e do vestiário. São bonitos, limpos e espaçosos. Tudo novinho", contou.
Para o aluno Gustavo Lopes Braz, 14 anos, o processo de aprendizado ficou mais divertido e interessante com as tecnologias oferecidas pelo CEI 02. "Vendo as matérias pela TV e pelo Chromebook ficou mais aprender. Aqui é mil vezes melhor que a nossa antiga escola", disse.
O professor de educação física, Alex Marcos Martins, destacou que a quadra poliesportiva e a piscina olímpica vai ampliar as possibilidades de aulas.
"É uma dimensão totalmente diferente e um mundo novo. Temos uma quadra moderna e uma piscina semiolímpica. Nosso material esportivo também é de primeira qualidade e podemos praticar diversas modalidades no contra turno como vôlei, futebol, natação, judô, música, além de outros projetos que a gestão da escola está implantando", pontuou.
"Com tecnologia em sala de aula e um ambiente atrativo como este, os alunos se sentem ainda mais motivados a estudar. Temos as plataformas digitais, Smart TVs, Chromebooks e laboratórios 4.0. Com isso, a escola se torna mais atrativa aos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Digo que o CEI 02 é a escola da família. Funcionamos, inclusive, aos sábados, integrando alunos com atividades esportivas e sociais. É a escola da comunidade", definiu a diretora Geliane Almeida Rosa.
Escola cívico-militar
O novo CEI 02 Professor João Crisostomo de Figueiredo é uma das 30 escolas da rede estadual que serão transformadas em unidade cívico-militar pelo Estado.
O governador Mauro Mendes apontou que o modelo cívico-militar irá refletir a valorização da educação e o investimento na infraestrutura para um aprendizado de qualidade.
"Estou realizado por estar entregando um sonho. Por estar inaugurando uma escola cívico-militar com a mesma ou melhor qualidade que uma escola particular. Vocês vão reconhecer que a escola cívico-militar vai fazer a diferença nas suas vidas, pois, nos tornamos fruto das oportunidades que temos e das escolhas que fazemos", declarou.
Para além do ensino, a proposta do CEI 02 é também de atender as demandas dos bairros Dr. Fábio I e II, Altos da Serra e o Residencial Nova Canaã, para que usem o espaço comum da escola por meio de ações do Programa Ser Família + Educação.
O programa, idealizado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, buscar atender as necessidades educativas, sociais e comunitárias dos estudantes de uma forma mais abrangente e eficaz.
"A escola ficou linda! Mais uma obra que vai transformar e motivar ainda mais a rotina dos nossos alunos. O secretário Alan e sua equipe estão de parabéns, e o Governo do Estado tem dedicado o seu melhor a Educação, porque a Educação é a porta para todas as oportunidades", disse Virginia Mendes.
Na avaliação do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o CEI 02 vai também estabelecer uma nova relação entre a educação pública e a comunidade, fortalecendo o vínculo entre a escola e a sociedade.
"O colégio funcionará como um elo entre os alunos e suas famílias, os educadores e a comunidade em geral", disse.
Além do CEI 01, entregue recentemente no bairro Ilza Picolli, outras três unidades com o mesmo modelo educacional que complementa o sistema, serão inauguradas ainda neste ano, sendo duas em Cuiabá e uma em Várzea Grande.