Danças tradicionais marcam o ponto alto da Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade

Danças tradicionais marcam o ponto alto da Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade

As tradicionais apresentações das Danças do Congo e do Chorado marcaram o ponto alto da programação da Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade, nesta segunda-feira (22.07). O evento, que une devoção religiosa a práticas culturais de origens africanas, é um dos mais tradicionais de Mato Grosso e conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) para sua realização.

"Um dos papéis fundamentais do Governo de Mato Grosso é preservar e fortalecer a cultura mato-grossense. E é uma satisfação poder contribuir, por meio da Secel, para manutenção dessa que é uma das mais maiores manifestações culturais do Estado e que faz a ligação da religiosidade católica com o passado ancestral do povo afrodescendente", destaca a secretária adjunta de Cultura da Secel, Keiko Okamura.

Na Dança do Congo, em que os dançarinos realizam a dramatização de uma luta simbólica travada entre dois reinados africanos, as apresentações começaram na noite de domingo (21) e prosseguem até esta terça (23). A agenda inclui cortejos pelas ruas com ações simbólicas de entrega de chaves da cidade e condução de novos e atuais festeiros, além da apresentação oficial em que a história da luta é contada para o público.

Créditos - Cida Rodrigues

Na Dança do Chorado, mulheres dançam equilibrando garrafas de bebidas sobre suas cabeças para recordar o ritual que buscava livrar homens negros de punições durante o período colonial. Tanto a Dança do Congo quanto a Dança do Chorado integram a celebração ao Glorioso São Benedito, o santo negro.

Realizada há mais de 200 anos, a Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade deste ano teve início na última quarta (17) com a Festa do Senhor Divino do Espírito Santo. Após a Festa ao Glorioso São Benedito, a programação segue ainda até o dia 29 de julho, com celebrações à Mãe de Deus e às Três Pessoas da Santíssima Trindade.

Fazem parte também parte da programação as rezas cantadas que são realizadas nas casas do rei, rainha, imperador, imperatriz e juízes, os festeiros do evento. A agenda de rezas cantadas acontece em todas as quatro homenagens religiosas da Festança de Vila Bela.

Legenda - Keiko Okamura (centro) participa de reza cantada, uma das agendas do evento - Créditos - Cida Rodrigues


A Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade é uma realização da Associação das Tradicionais Irmandades de Vila Bela, com o apoio da Prefeitura Municipal.