"ETA Barra do Pari representa alívio para moradores de Várzea Grande", diz Botelho

Com serviços prestados em todas as áreas essenciais para Várzea Grande, o deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT, disse que a construção da Estação de Tratamento de Água Barra do Pari – ETA Barra do Pari, inaugurada neste sábado (24), na Cidade Industrial, representa alívio aos 60 mil moradores da região do Chapéu do Sol, que serão atendidos diretamente nos 41 bairros.

"É um alívio para Várzea Grande, para seus moradores. Água é tudo, sem água não se faz nada e não tem progresso, pois não tem empresa que queira investir no local. Então, com essa ETA abrem-se as portas para resolver o problema da falta de água, que há muito tempo assola a população de Várzea Grande", comemorou Botelho.

Durante a cerimônia de inauguração, que contou com as presenças de moradores, do governador Mauro Mendes e diversas autoridades municipais, federais e estaduais, Botelho destacou a força-tarefa da ALMT, para resolver o problema da escassez de água nos lares várzea-grandenses.

ALMT auxilia VG

"A Assembleia Legislativa vinha lutando para resolver esse problema de água na cidade há muito tempo. E nós levamos essa proposta ao governador e ele autorizou o trabalho para canalizar os recursos, e hoje, entrega essa obra. Também trabalhamos pela regularização fundiária, recapeamento e tapa buracos, levamos asfalto onde não tinha, fizemos o programa de iluminação pública nos bairros. E outros projetos que têm a participação da ALMT junto com o governo do Estado", destacou Botelho.

Também citou as obras estruturantes como a construção da ETA Cristo Rei; da ponte Atalaia e do corredor viário, que vai melhorar significativamente o trânsito entre Cuiabá e Várzea Grande. Essa ponte vai ligar os bairros Parque Atalaia ao Parque do Lago, onde também terá uma nova avenida; além de asfalto, iluminação pública, academias ao ar livre nos bairros; reforma e ampliação do Pronto Socorro e do Hospital Metropolitano, dentre outros benefícios.

O governador Mauro Mendes disse que objetivo é solucionar o problema da falta de água na cidade. "Estamos construindo uma solução para um dos mais graves e históricos problemas de Várzea Grande que é a falta d´água".

O prefeito Kalil Baracat agradeceu o apoio da ALMT e governo do estado que resultou na liberação de recursos para o grande empreendimento.

"A Assembleia Legislativa foi preponderante em todas as ações para essa obra aqui [ETA Barra do Pari], sempre intermediando junto ao governo. Vamos atender diretamente 60 mil moradores de 41 bairros. É um compromisso sendo cumprido com a população", afirmou o prefeito Baracat.

Moradores celebram resultado

Dona Nanil, como gosta de ser chamada, fez questão de prestigiar a cerimônia de inauguração da ETA. Ela mora na Passagem da Conceição e conta que não sofre com a escassez de água na torneira de sua casa, mas conhece a situação difícil de amigos que, agora, serão beneficiados com a nova estação de tratamento de água.

"Estou feliz com o esse investimento feito aqui, pois mesmo não tendo problema da falta d"água por morar perto do rio, torço pela melhoria na vida dos meus amigos dos bairros vizinhos", comemorou.

"Estou esperançoso de que vai melhorar muito pra nós agora. E agradecemos por esse investimento que coloca fim ao nosso sofrimento sem água em casa", reconheceu José Maria Gomes, morador do bairro Tarumã.

"Vai melhorar bastante para os moradores", declararam as lideranças do Jardim Eldorado, 2ª Etapa, Laerte Cesário de Oliveira e Gonçalo Godoy.

ETA Barra do Pari

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou medidas importantes que deram condições de o governo do Estado retomar o caminho do desenvolvimento. Tanto que para a obra ETA Barra do Pari, o Estado repassou R$ 26,9 milhões, por meio de convênio formalizado via Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT). A construção da ETA também recebeu contrapartida do município de R$ 12 milhões.

A ETA Barra do Pari está localizada na Estrada da Passagem da Conceição, com capacidade de tratar 250 litros de água por segundo. A estrutura tem uma adutora de água bruta, uma estação com três adutoras para água tratada e três reservatórios apoiados, com capacidade de armazenar 4,5 milhões de litros.