Presidente da AL Eduardo Botelho propõe destinação de R$ 100 milhões para construção da MT-030

Presidente da AL Eduardo Botelho propõe destinação de R$ 100 milhões para construção da MT-030

Em meio às preocupações desencadeadas pelo deslizamento de terra no Portão do Inferno, na MT-251, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União), anunciou que está empenhado em destinar aproximadamente R$ 100 milhões no projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024 para a construção da MT-030. Essa rodovia está projetada para ligar Cuiabá a Chapada dos Guimarães, oferecendo uma alternativa mais segura e eficiente em comparação com a MT-251.

A proposta de alocar recursos significativos para a MT-030 integra a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), e Botelho reforçou o compromisso de colaborar ativamente com o Governo, fornecendo o projeto de construção elaborado pela Assembleia Legislativa. A expectativa é que essa colaboração acelere a viabilização da rodovia.

"Nós colocamos recurso para essa rodovia na LDO e vamos colocar na LOA, que iremos votar em janeiro. Também estamos negociando com o Governo para fazermos o projeto com dinheiro da AL, para acelerar", destacou Botelho. Ele enfatizou a importância da rodovia como uma proposta que visa melhorar as condições de transporte na região, e afirmou que a Assembleia Legislativa não abrirá mão desse projeto.

A MT-251 é reconhecida por sua extensão considerável, curvas acentuadas e falta de duplicação, tornando-a uma rota desafiadora. Em contrapartida, a MT-030 apresenta uma alternativa mais curta, com pouco mais de 30 km, e menos curvas, proporcionando um percurso mais seguro para os usuários.

Apesar do otimismo em relação à alocação de recursos, o governador Mauro Mendes (União) expressou ceticismo quanto ao início imediato das obras em 2024. Ele enfatizou a complexidade do projeto, que inclui desafios de engenharia significativos ao ter que vencer o "paredão" de Chapada. Mendes ressaltou que, embora seja uma alternativa valiosa, a construção da MT-030 demandará tempo devido à necessidade de elaboração de projetos e à complexidade da região.

A proposição de Eduardo Botelho reflete o compromisso de encontrar soluções para a infraestrutura rodoviária, visando o desenvolvimento e a segurança do transporte na região. O destino dos recursos será decidido durante a votação da LOA em janeiro de 2024.