Parque Zooflorestal: Prefeitura retoma obras

Parque Zooflorestal: Prefeitura retoma obras

A Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento/MT, retomou na semana passada (1/11) a obra destinada a revitalizar a área ambiental conhecida como Parque Zooflorestal – antigo Tanque da Várzea.

Há tempos que a administração municipal vinha tentando dar andamento na obra que paralisou por diversos fatores: Pandemia da Covid-19; elaboração de projetos cobrados pela SEMA, como o Hidrogeológico (que mostra a fragilidade e susceptibilidade das águas subterrâneas); e de Planialtimétrica (que mapeia e reconhece a superfície da área por meio de gráficos). Até a Secretaria de Estado e Infraestrutura – SINFRA/MT teve que dar seu aval para início das escavações à beira de uma rodovia estadual. Na seqüência, a obra foi interrompida pelas chuvas no final do ano passado.

Em visita ao canteiro de obra, o prefeito municipal, Silmar de Souza (União) disse que "a intenção do seu governo é concluir a obra até o ano que vem". Para Souza "a revitalização do antigo Tanque da Várzea será tão boa quanto à do lago municipal que existe no Parque Maria Joana".

Para isso estão sendo alocados, em sua maioria, recursos federal; e municipal, como contrapartida menor.

O deputado federal Emanuelzinho (MDB/MT), é o grande parceiro da obra com direcionamento de emendas na ordem de mais R$ 1,6 milhão.

Segundo o projeto inicial serão construídas no lugar inúmeras benfeitorias como: campo de futebol; quadra de areia e de esportes; academia ao ar livre; playground; vestiários; quiosques; área de lazer urbanizada com pista de caminhada e ciclismo; entre outros.

"A prefeitura deu continuidade na parte que lhe cabe que é aterrar o espaço onde irá receber as benfeitorias", também ressaltou o vice-prefeito do município, Thiago Almeida (PSB).

Vale destacar que no projeto há intenção ainda de ali se construir 1.500 metros de pista "dividida em larguras de 2 metros cada; 2 para pedestres e 2 metros para ciclistas", disse o secretário municipal de Cultura e Turismo, José Eugênio Maciel.

Parque Zooflorestal

O projeto de revitalização do espaço ambiental compõe uma área de cerca de 11 hectares e fica às margens da MT-060, bem na entrada da cidade.

Em 1992 o saudoso prefeito Rogério Arruda realizou as primeiras mudanças no local, dando as primeiras investidas na arquitetura do espaço.