Projeto de Lei que institui dia de prevenção e combate ao vírus HTLV é aprovado em Várzea Grande

A proposta recebeu uma emenda aditiva da vereadora Gisele Aparecida de Barros - Gisa Barros (UB), após um pedido de vista feito pelo vereador Alessandro Moreira (PP). A alteração proposta pela vereadora foi denominar o Projeto de Lei como "Ângela Maria Santana Feitosa".

Projeto de Lei que institui dia de prevenção e combate ao vírus HTLV é aprovado em Várzea Grande
Os vereadores por Várzea Grande aprovaram o Projeto de Lei 13/2023 que dispõe sobre a criação do dia de prevenção e combate ao vírus Linfotrópico da Célula Humana (HTLV I e HTLV II). A data que deve ser instituída será dia 23 de março. A proposta é de autoria do vereador Ivan dos Santos Oliveira (SD).

Conforme o vereador, a campanha pode ser realizada com parcerias com a iniciativa privada ou Organizações Não-Governamentais (ONG"s). "O HTLV é da mesma família do vírus HIV. Essa doença é assintomática, ou seja, muitas pessoas não sabem da doença. Por isso, é necessário a realização de políticas públicas voltadas à prevenção", destaca Ivan.

A proposta recebeu uma emenda aditiva da vereadora Gisele Aparecida de Barros – Gisa Barros (UB), após um pedido de vista feito pelo vereador Alessandro Moreira (PP). A alteração proposta pela vereadora foi denominar o Projeto de Lei como "Ângela Maria Santana Feitosa".

Ângela foi quem levou a proposta à Câmara Municipal por meio do vereador Ivan e contou sua história de vida para todos os vereadores. Paraplégica por conta do HTLV, ela emocionou a todos os parlamentares. Ela descobriu o vírus por meio de doação de sangue. Ângela já estava com uma cirurgia na coluna marcada, porém não recebeu retorno do diagnóstico a tempo de impedir o ato cirúrgico.

"Essa minha luta é para que outras pessoas não passem pelo o que passei. Essa doença é silenciosa e de difícil detecção. Além disso, muitos profissionais da saúde desconhecem a existência do vírus", relata Ângela.